segunda-feira, 23 de setembro de 2013

O QUE DEUS NOS ENSINA NAS ESTRELAS DE CÂNCER


O último cumprimento da promessa de Deus para nós mediante Abraão se encontra simbolizado no signo de Câncer:
Que deveras te abençoarei e certamente multiplicarei a tua descendência como as estrelas dos céus e como a areia na praia do mar; a tua descendência possuirá a cidade dos seus inimigos (Gênesis 22.17).
Ora, as promessasforanifeitas a Abraão e ao seu descen­dente.  Não diz: E aos descendentes, como sefalando de mui­tos, porém como de um só.  E ao teu descendente que é Cristo. E, se sois de Cristo, também sois descendentes de Abraão e herdeiros segundo a promessa (Gálatas 3.16,29).
que o símbolo é um caranguejo, você pode querer saber, "O que um caranguejo tem a ver com Jesus Cristo, sua Igreja, ou a Ira de Deus?" Você terá o significado neste capítulo.
O signo de Câncer tem quatro símbolos:
1.    Câncer: O Caranguejo.
2.    Ursa Maior: O Urso pequeno.
3.    Ursa Menor: O Urso grande.
4.    Argo Navis: O Navio.
O primeiro significado que encontrei no caranguejo foi o fato dele ser um animal nascido na água.  Isso me fez lembrar do símbolo do peixe.  A Igreja também é nascida da água e do Espírito.  Vi que as muitas pernas do caranguejo podem representar os vários membros do Corpo de Cristo.  Se você examinar o desenvolvimento e o ciclo de vida de um caran­guejo, pode constatar uma tipologia entre ele e a Igreja.  Por exemplo, a mudança de sua-concha:
Sabemos que, se a nossa casa terrestre deste tabernáculo se desfizer, temos da parte de Deus um edifício, casa não feita por mãos, eterna, nos céus (11 Coríntios 5. 1).
De uma dispensação a outra, a Igreja continua crescendo.  Ela pode ser comparada à mudança da concha de um carangue­jo, que ganha uma nova para se ajustar a um corpo maior. À medida que a Igreja cresce, e se desenvolve espiritualmente, de uma era para a outra, devemos "mudar nossas conchas" de doutrina e tradição para que possamos receber a verdade da Palavra de Deus!  Jamais podemos permitir que nossas tradições terrenas roubem o efeito da Palavra de Deus em nossa vida.
Este segmento de 11 Coríntios relata que nosso corpo são "conchas" que estão fisicamente nos separando de Jesus, apesar de estarmos perto dele pelo Espírito.  Algum dia,
quando Cristo der um grande grito, dispensaremos nosso corpo terreno por um corpo "glorificado" ou um lar no céu:
Eis que vos digo um mistério: nem todos dormiremos, mas transformados seremos todos, num momento, num abrir e fechar de olhos, ao ressoar da última trombeta.  A trombeta soará, os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados.  Porque é necessário que este corpo corrup­tível se revista da incorruptibilidade, e que o corpo mortal se revista da imortalidade.  E, quando este corpo corruptível se revestir de imortalidade, então se cumprirá a palavra que está escrita: Tragada foi a morte pela vitória (1 Co 15.51-54).
Neste signo você verá todos os cristãos entrando em sua casa derradeira, após a segunda vinda de Cristo, pois a pala­vra Câncer significa "descanse em paz".  Jesus nos assegurou descanso:
Nós, porém, que cremos, entramos no descanso, conforme Deus tem dito: Assim, jurei na minha ira: Não encontrarão no meu descanso.  Embora, certamente, as obras estivessem con­cluídas desde a fundação do mundo.  E novamente, no mesmo lugar: Não entrarão no meu descanso (Hebreus 4.3,5).
Um grupo de estrelas aparece no meio do caranguejo, e elas são chamadas de "colméia".  Alguns historiadores a chamaram de "a manjedoura".  Esta série de estrelas recebem o nome de Praesepe, que significa "a multidão", "descendência", ou "semente inumerável".  Apocalipse 7.9, 1 O explica quem é esta multidão:
Depois destas coisas, vi, e eis grande multidão que ninguém podia enumerar, de todas as nações, tribos, povos e línguas, em pé diante do trono e diante do Cordeiro, vestidos de vestiduras brancas, com palmas nas mãos; e clamavam em grande voz, dizendo: Ao nosso Deus, que se assenta no trono, e ao Cordeiro, pertence a salvação (Apocalipse 7.9, 1 0).
Existe um total de 24 estrelas na pequena constelação de Praesepe.  Quando as contei, encontrei o texto em Apocalipse 4.4, falando a respeito delas:
Ao redor do trono, há também vinte e quatro tronos, e assentados neles, vinte e quatro anciãos vestidos de branco, em cujas cabeças estão coroas de ouro (Apocalipse 4.4).
Nesta figura vejo as multidões que estão continuamente trocando seus hábitos carnais externos de glória em glória, fé em fé, e força em força.  Ao crescermos na segurança e des­canso de Jesus Cristo, trocamos velhas carcaças e nos desen­volvemos nele de maneira maravilhosa, até que nos transfor­mamos em sua imagem.
O próximo decano de Câncer é de um pequeno urso, certa vez retratado como um ovil, de acordo com o folclore hebreu.  Seu nome é Ursa Maior.  Nesta constelação você verá sete estrelas principais chamadas de Septentriones: "as sete que giram".  A estrela Polar também se encontra aqui.  Em certa época a estrela Polar era localizada na curva do rabo de Draco.  Foi quando, acredito eu, a posição da estrela signifi­cava que a Terra estava de posse do inimigo.  Hoje essa estrela viajou bastante para estar localizada no pequeno "ovil".  Acredito que o movimento desta estrela Polar significa que os santos estão sempre em mudança, para se aproximar permanentemente do reino do Senhor.
Agora focalize na Ursa Maior o "grande urso" e o decano seguinte de Câncer.  Ele era reconhecido antigamente como o "Grande ovil", ou o "local de descanso do rebanho".  Lem­bre que Câncer significa "descanse seguro".  Aqui então vemos o reforço do descanso dado a seus santos.
A estrela chamada Mizar, na cauda do urso, testemunha este descanso, pois ela significa "um local guardado e fechado".  Quando você entra no descanso espiritual de Deus nenhum inimigo pode penetrar no seu forte (a não ser que você permita).  E quando estivermos eternamente com o Senhor na nossa morada final de descanso, certamente teremos entrado para o lugar fechado da proteção de Deus.
Ursa Maior e Ursa Menor são parte de um rebanho que segue Bootes, o pastor na constelação de Virgo.  Jó conhecia os nomes destas estrelas e tinha consciência de que elas simbolizavam uma parte do rebanho, pois ele falava de Are­turus, a estrela no joelho de Bootes:
... ou fazer aparecer os signos do Zodíaco ou guiar a Ursa com seusfilhos? (Jó 38.32)
Na tradução hebraica, a palavra filhos significa "Ash" ou "Aish" e esta palavra significa "as sete estrelas do Grande Urso".  Jó falou de uma conexão entre as duas constelações!
Quem mais poderia ser as sete estrelas?  Elas representam as sete igrejas que são mencionadas nos primeiros capítulos do Apocalipse de São João:
Achei-me em espírito, no dia do Senhor, e ouvi, por detrás de mim, grande voz, como de trombeta, dizendo: O que vês escreve em livro e manda às sete igrejas: Éfeso, Esmirna, Pérgamo, Tiatira, Sardes, Filadélfia e Laodicéia (Apocalipse 1. 1 0, 1 1).
Câncer mostra os rebanhos do Bom Pastor sendo arreba­nhados, assim como fora profetizado.
Paulo descobriu outro mistério que é visto neste signo: ele representa a recepção judia do Messias.  Em Efésios 2.14 ele falou de uma reunião:
Porque ele é a nossa paz, o qual de ambosfez um; e, ten­do derrubado a parede da separação que estava no meio, a inimizade ...
O decano final mostrado em Câncer é o de um navio, cha­mado Argo Navis.  A estrela mais brilhante é Caopus, que significa "a possessão daquele que vem" Leia João 14.1-3:
Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim.  Na casa de meu Pai há muitas moradas.  Se assim não fora, eu vo-lo teria dito.  Pois vou preparar-vos lugar.  E, quando eu for e vos preparar lugar, voltarei e vos recebereis para mim mesmo, para que, onde eu estou, estejais vós também.
Esta é uma constelação que representa o "navio" do povo de Deus entrando no porto de Sião!  Como pode ser isso?  Pri­meiro examine os fatos sobre a arca de Noé, e verá a resposta.
A arca de Noé foi construída com um piche especial que selava qualquer água de enchente que pudesse entrar e afun­dar o navio.  A palavra em hebreu para "piche" na verdade é expiação!  O navio evangélico é um que foi selado com o sangue da expiação do Filho de Deus, Jesus Cristo.  Ele serve para selar contra a contaminação de vivermos num mundo pecaminoso.  Jesus selou nosso descanso com "piche sobre­natural" - seu sangue.
A arca tinha uma única janela, e era localizada no andar de cima do navio.  A família de Noé não podia olhar para fo­ra para ver a destruição do mundo; só podiam olhar para cima.  Também nós - como aqueles na arca -, só devemos olhar para cima, para nossa libertação!
Hoje, somos uma parte da arca do Evangelho.  Muitas pres­sões estão vindo contra a presença de Deus no mundo, mas podemos ter certeza de que a nossa segurança e descanso estão a salvo agora e para sempre.  O próprio Jesus é nosso porto seguro.
O que o Argo Navis está carregando?  Acredito que está repleto de caranguejos.  E uma coisa que eles têm em comum é a concha, que foi transformada!  A mortalidade tomou a imortalidade da imagem de Jesus Cristo.  A Bíblia nos diz que quando o virmos seremos iguais a ele!
É este signo uma esperança abençoada?  Câncer, o caranguejo, nos encoraja e nos lembra que a transformação está disponível.  E a palavra para transformação é "transfi­guração".  Da mesma maneira que Jesus brilhou e irradiou a glória no Monte da Transfiguração, aqui nos vemos como as multidões de luzes para o mundo - irradiando a sua luz e sendo transfigurados, como Jesus.
Este é o signo que nos prepara e nos intima a estarmos prontos para aquele momento que virá com “o piscar de olhos”, quando nos uniremos ao nosso Senhor da Glória !

                MARILYN HICKEY

Nenhum comentário:

Postar um comentário