sexta-feira, 20 de setembro de 2013

O QUE DEUS NOS ENSINA EM ÁRIES


Ao começarmos nosso estudo deste signo, vejamos Apocalipse 5.12, que nos dá uma visão geral do signo de Áries:
Proclamando em grande voz: digno é o Cordeiro que foi morto de receber o poder, e riqueza, e sabedoria, e força, e honra, e glória e louvor (Apocalipse 5.12).
Em Áries você 'verá a figura de Jesus como nosso Cordeiro de sacrifício, porém reinando como nosso grande Sumo­Sacerdote, sobre seu Corpo, que é a Igreja.  Os quatro símbolos de Áries são:

1.    Áries: O Cordeiro.
2.    Cassiopéia: A Mulher.
3.    Cetus: O Monstro do Mar.
4.    Perseus: O Guerreiro ou Herói.

A primeira estrela imediatamente nos dá um retrato de Jesus como o Cordeiro sacrificial, que foi elevado na cruz entre o céu e a Terra.  O significado literal da palavra Áries é:  Alto" ou "Elevado".Nesta constelação existem três estrelas principais, cujOS nomes são muito apropriados ao signo de Áries:
1.   El Nah, que significa "o machucado"
2.   El Natick, que quer dizer "o ferido"
3.      AI Sharetan, "o assassinado".

Os nomes destas estrelas me fazem pensar como foi pos­sível que as pessoas que estudaram as estrelas há 2.000 anos não hajam reconhecido Jesus como seu Cordeiro sacrificial, morto antes da fundação do mundo!
Jesus prometeu que voltará corno o Rei dos reis e o Leão da tribo de Judá.  No entanto, antes de voltar como um con­quistador, teve primeiro que sofrer e morrer como homem:
Porque, de fato, foi crucificado em fraqueza; contudo, vive pelo poder de Deus (11 Coríntios 13.4).
Antes, a si mesmo se esvaziou, assumindo a forma de servo, tornando-se em semelhança de homens; e reconhecido em figura humana, a si mesmo se humilhou, tornando-se obediente até a morte, e morte de cruz.  Pelo que também Deus o exaltou sobremaneira, e lhe deu o Nome que está acima de todo nome, para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho, nos céus, na Terra e debaixo da Terra, e toda língua confesse que Jesus Cristo é Senhor, para glória de Deus Pai (Fp 2.7-1 1).
Jesus morreu como um ser humano fragilizado, mas ele retomará como Cristo, o Rei triunfante ungido por Deus.
Cassiopéia é outra figura nesta constelação.  Ela é represen­tada como uma mulher com elegância de rainha que está assentada com seu pé e cadeira sobre o Círculo Ártico.  Ela segura o ramo da vitória numa das mãos, enquanto escova os cabelos com a outra.  Perto dela está o rei, Cepheus, do signo de Peixes, que estende seu cetro em sua direção.  Isso retrata a Noiva, a esposa do Cordeiro sendo escolhida por Nosso Senhor e Rei, Jesus.  Apocalipse descreve este evento tão esperado:
Alegremo-nos, exultemos e demos-lhe glória, porque são chegadas as bodas do Cordeiro, cuja esposa a si mesma já se ataviou (Apocalipse 19.7).
Esta figura nos lembra vividamente a história de amor encontrada no livro de Ester.  Nesta história o Rei Assuero estende seu cetro de ouro à rainha Ester, indicando-lhe com isso que ela tem permissão para fazer sua petição:
Quando o rei viu a rainha Ester parada no pátio, alcançou ela favor perante ele; estendeu o rei para Ester o cetro de ouro que tinha na mão; Ester se chegou e tocou a ponta do cetro (Ester 5.2).
Uma das estrelas na constelação de Cassiopéia é chamada de "A Liberta". Podemos traçar um paralelo com a oração e o jejum.  Ester planejou e alcançou a tão desejada liberdade de seu povo.  Se nos lembrarmos de nos voltar para nosso rei, quan­do em meio aos nossos problemas, também seremos libertos. Na última constelação vimos Andrômeda, a Igreja se livrando da escravidão religiosa.  Agora, Cassiopéia representa a Igreja cheia do Espírito: descansando no Espírito de Deus.
O próximo decano do signo de Áries é Cetus, o leviatã.
Ele é um monstro do mar muito esquisito, cuja estrela principal é Mira, que significa "rebelde".  A característica da estrela mais importante de Cetus é que ela brilha inten­samente, mas logo perde o brilho - assim como o rebelar, Lúcifer se exaltou tanto para brilhar e teve sua luz apagada rapidamente, quando Deus o expulsou do Paraíso.  Uma outra estrela nos profetiza o dia em que Satanás, o arqui-enganador, se tornará impotente e sem poder:
Naquele dia o Senhor castigará com a sua dura espada, grande eforte, o dragão, serpente veloz, e o dragão, serpente sinuosa, e matará o monstro que está no mar (Isaías 27. 1).
Note o tamanho de Cetus comparado ao de seu conquis­tador.  Satanás pode tentar se engrandecer e agir dominadora­mente, como um monstro, mas Jesus já o derrotou!  Lembre­se de que ... maior é aquele que está entre vós do que aquele que está no mundo (1 João 4.4).
Agora observe: a corda que o cordeiro está segurando entre os dois peixes do signo de Peixes vai em direção da criatura.  Jesus não só controla a Igreja como também o diabo!  Ele tem controle sobre tudo:
O qual exerceu ele em Cristo, ressuscitando-o dentre os mor­tos e fazendo-o sentar à sua direita nos lugares celestiais, acima de todo principado, e potestade, e poder, e domínio e de todo nome que se possa referir não só no presente século, mas tam­bém no vindouro.  E pôs todas as coisas debaixo dos pés, e, para ser o cabeça sobre todas as coisas, o deu à igreja ... (Efésios 1.20-22)
Observe Perscas, o rei.  Ele caminha na parte mais bri­lhante da Via Láctea, usando um capacete, corri asas sob os pés.  Perseus significa "o que quebra, ou rompe", e simboliza Jesus como conquistador.
Como "o que rompe, ou quebra", Jesus quebrou correntes usadas por Satanás para manter pessoas presas ao pecado.  Através do Velho e do Novo Testamento, o Cordeiro de Deus é retratado no Apocalipse como aquele que é digno de abrir os sete selos, o julgador das nações apóstatas, e o que derruba todos os obstáculos e portões que oprimem seu povo.
Há 2.000 anos Miquéias uniu o povo de Israel:
Certamente, te ajuntarei, 6 Jacó; certamente, congregarei o restante de Israel; pô-los-eis todos juntos, como ovelhas no aprisco, como rebanho no meio do seu pasto; farão um grande ruído por causa da multidão dos homens.  Subirá diante deles o que abre caminho; eles romperão, entrarão pela porta e sairão por ela; e o seu rei irá diante deles; sim, o Senhor, à sua frente (Miquéias 2.12,13).
Perto do pé esquerdo do rei está uma estrela chamada Atik, que significa "aquele que rompe".  As estrelas do meio, mais brilhantes na figura, são uma seqüência chamada AI Genib, "que arrebata", e Mirfak, "que ajuda".  Novamente vemos aqui que nosso Salvador veio para nos ajudar e nos arrebatar em sua segunda vinda!
Um rei segura a cabeça de uma serpente chamada Me­dusa.  O significado do seu nome é "o pisoteado", que explica exatamente a simbologia da Bíblia para descrever a derrota de Satanás, sob a autoridade de Jesus.  Especialmente nas Epístolas do Novo Testamento, nos é dito que Jesus tem o domínio total, e que todas as coisas estão sob seus pés.  A principal estrela na cabeça da serpente tem um nome muito feio, AI Ghoul, e certamente a descreve.  Eu sei que você concordará com isso.  O nome significa "Espírito maligno".  Esta estrela revela a verdadeira natureza espiritual mortífera de Satanás, uma natureza de pecado.  Mas o que a Escritura tem a dizer sobre espíritos malignos?
Eis aí voz dei autoridade para pisardes serpentes e escor­piões e sobre todo o poder do inimigo, e nada, absolutamente, voz causará dano (Lucas 10. 19).
No signo de Áries você viu as fraquezas humanas de Jesus se tornarem fortaleza divina mediante sua perfeita submissão a Deus como Cordeiro sacrificial.  Você viu então sua Igreja "livre" e caminhando no Espírito de Deus. Perseus é retra­tado como aquele que liberta de toda escravidão que está sobre os cristãos, e aquele que esmagou o mal com seu pé.
Contudo a parte mais excitante é que podemos caminhar na vitória de termos nosso nome no Livro da Vida do Cor­deiro!  Pelo fato de ele ser Rei você pode reinar como rei nele, e caminhar em sua autoridade.  Por quê?  Efésios 1.22,23 nos fala da visão de Deus para o Corpo de Cristo, a Igreja:
E pôs todas as coisas debaixo dos pés e, para ser o cabeça sobre todas as coisas, o deu à Igreja, a qual é o seu corpo, a plenitude daquele que a tudo enche em todas as coisas.
Os últimos quatro signos foram Capricómio, Aquário, Peixes, e Áries, que revelam o relacionamento entre Jesus Cristo e a Igreja.  Neste agrupamento de quatro signos, pas­samos progressivamente da expiação dos nossos pecados ao derramamento do Espírito Santo, à Igreja como a noiva de Cristo, e finalmente ao tempo em que Satanás é amarrado.
Até agora nossa história só está dois-terços completa.  Foi­nos concedida autoridade no nome de Jesus e no poder do Espírito Santo para que os feitos de Satanás sejam eliminados da nossa vida.  Mas Jesus selou o destino do diabo, e ele estará irremissivelmente preso, lançado no lago de fogo para queimar para sempre.  Então, e só então a Igreja caminhará em total conhecimento e liberdade do Espírito Santo - pois veremos manifestos em nós o trabalho perfeito de Jesus Cristo em nosso corpo glorificado.
Se o primeiro grupo de signos nos contam a respeito do trabalho de Jesus Cristo e sua redenção da humanidade, e o segundo, os quatro signos, nos descrevem o fruto de seu trabalho - a Igreja -, então não posso pensar numa maneira melhor de terminar os agrupamentos do que com o julga­mento correto de Deus e seu plano final para o homem.

                                                                                       MARILYN HICKEY

Nenhum comentário:

Postar um comentário