sexta-feira, 20 de setembro de 2013

O QUE DEUS NOS ENSINA EM PEIXES


Pisces, que significa "peixes", expande o tema da Igreja, que foi visto nos signos de Capricórnio, Sagitário e Aquário.  Esse signo maravilhoso descreve e simboliza a plenitude da Igreja após a ressurreição de Jesus Cristo.  Vários símbolos aparecem:

1.    Piscis: Os dois Peixes.
2.    Cefeu: O Rei.
3.    Andrômeda: A Mulher.
4.     A Banda.

Não só um peixe, mas dois são representados na Cons­telação de Piscis. Um deles está nadando na direção do pólo norte e o outro na direção do sol.  Apesar de os dois peixes estarem nadando em direções opostas eles estão unidos por uma corda chamada AI Risha.  A corda provê um laço em -comum" entre os dois, e está segura no antebraço de um cor­deiro que será apresentado no próximo signo do Zodíaco, Áries.  Os dois peixes parecem estar sob o controle do cordeiro.
Existem duas igrejas?  Não, mas estes peixes representam uma Velha Aliança e uma Nova Aliança, a qual nos dá novas e melhores promessas para cumprirmos a Aliança de Deus sob a lei de Abraão: elas são as igrejas do Velho e do Novo Testamento!
Apesar de estarem nadando em direções opostas, eles estão seguros no antebraço de Jesus, o Cordeiro, e a corda certamen­te aponta o fato de que o velho está ligado ao novo.  Mateus 13.52 explica por que as igrejas do Velho e do Novo Testamento são importantes:
Então, lhes disse: Por isso, todo escriba versado nos rei­nos dos céus é semelhante a um pai de família que tira de seu depósito coisas novas e coisas velhas (Mateus 13.52).
As duas Igrejas são companheiras: a Velha Aliança foi a base de Deus para a criação da Nova Aliança.  Uma sem a outra são incompletas, pois a Nova Aliança não se sustenta sozinha, mas deve completar a Velha Aliança.
Da mesma forma que a Igreja focalizou o cordeiro sacri­ficial, a Igreja no Novo Testamento focaliza o sacrifício do Cordeiro de Deus, Jesus Cristo!  Hebreus 11.40 diz: O Velho Testamento nos deu o fundamento, mas Deus nos deu algo melhor: Jesus!
O que era a Igreja no Velho Testamento?  Era a Igreja no deserto e a Igreja no templo, que estavam centralizadas em torno do cordeiro sacrificial morto.  Como já vimos, o cordei­ro é uma figura que representa Jesus; e onde quer que Jesus seja encontrado, também vemos a vitória e a revelação!
Somente por meio de ajustamentos é que Pisces revela nosso fundamento da Arca da Aliança, pela qual nos tornamos, pela fé, a "semente de Abraão".
Veja esses exemplos do tempo de Deus em que ele revelou seu poder e sabedoria:
1 Reis 18 nos conta a história de Elias e os profetas de Baal no monte Carmelo.  Lá Elias foi ao encontro dos profetas de Baal, que se reuniram para matar um novilho, colocá-lo sobre um altar e invocar o nome de Baal para que tocasse fogo sobre o sacrifício.
Elias preparou outro novilho da mesma maneira, mas permitiu que os profetas de Baal tentassem invocar seus falsos deuses do fogo primeiro.  Eles clamaram em voz alta o dia inteiro, e até se retalharam com facas e lancetas, sem obter resultado.
Ao meio dia, Elias zombava deles, dizendo: Clamai em altas vozes, porque ele é deus; pode ser que esteja meditando, ou atendendo a necessidades, ou de viagem, ou a dormir e despertará (1 Reis 18.27).
Quando Elias clamou por Deus Ele se mostrou como o poderoso cuja cronometragem de tempo é perfeita.
Passado meio dia, profetizaram eles, até que a oferta de manjares se oferecesse; porém não houve voz, nem resposta, nem atenção alguma.  No devido tempo, para se apresentar a oferta de manjares aproximou-se o profeta Elias e disse: ó Senhor, Deus de Abraão, de Isaque e de Israel, fique, hoje, sabido que tu és Deus em Israel, e que eu sou o teu servo e que, segundo a tua palavra fiz todas estas coisas. Então, caiu fogo do Senhor, e consumiu o holocausto, e a lenha, e as pedras, e a terra e ainda lambeu a água que estava no rego (1 Reis 18.29,36,38).
E o fogo caiu na hora exata do sacrifício da noite, na hora do Cordeiro!
Em Josué 7 os filhos de Israel foram espancados pelos homens de Ai.  Josué estava extremamente aborrecido com o fato.  Como poderiam eles haver vencido a batalha em Jericó e perdido em Ai?  Josué se prostrou sobre a terra e disse: "Senhor, o que farás?  Entregar-nos e matar-nos?  O que há de errado contigo?" Ele orou até a noite, na hora do Cordeiro sacrificial, e Deus lhe falou: "Levanta-te, Josué, quero te falar uma coisa".  Deus então lhe revelou a vitória que se centralizava no cordeiro sacrificial!
Daniel jejuou longamente para receber a resposta de Deus:
Voltei o rosto ao Senhor Deus, para o buscar com oração e súplicas, com jejum, pano de saco e cinza (Daniel 9.3).
Ele disse: "Deus, preciso ouvir dos céus!  Preciso saber o que fazer!" E Deus respondeu a Daniel:
Falava eu, digo, falava ainda na oração, quando o homem Gabriel, que eu tinha observado na minha visão ao princípio, veio rapidamente, voando, e me tocou à hora do sacrifício da tarde.  Ele queria instruir-me, falou comigo e disse: Daniel, agora, sai para fazer-te entender o sentido (Daniel 9.21,22).
Onde foram encontradas vitória e revelação de Deus em todas estas passagens?  Elas foram achadas e desenvolvidas a partir do Cordeiro sacrificial - o centro da Igreja do Velho Testamento.  Quanto mais deve a Igreja do Novo Testamento centralizar sua visão em torno do Cordeiro Sacrificial per­feito de Deus, Jesus Cristo?
Nas páginas do Velho Testamento nos foram mostradas imagens atrás de imagens de Jesus, visto em tipos e sombras:
Ora, visto que a lei tem sombra dos bens vindouros, não a imagem real das coisas, nuncajamais pode tornarperfeitos os ofertantes, com os mesmos sacrifícios que, ano após ano, perpetuamente, eles oferecem (Hebreu s 1 0. 1).
Nesta passagem Deus está dizendo: "A Velha Aliança não é suficiente, pois ela só cobre os pecados dos homens, mas não pode mudá-los".  Foi simples concluir que aquilo de que precisávamos era mais do que perdão.  Precisávamos de um novo espírito, novas maneiras de servir a Deus perfeitamente.  Jesus Cristo no proveu uma melhor e nova maneira, quando cumpriu a Velha Aliança e nos deu uma nova:
Então acrescentou: Eis aqui estou parafazer, ó Deus, a tua vontade.  Remove o primeiro para estabelecer o segundo.  Nes­sa vontade é que temos sido santificados, mediante a oferta do Corpo de Cristo, uma vez por todas (Hebreus 10: 9, 1 0).
Os dois peixes, apesar de estarem nadando em direções opostas, estão presos ao braço do cordeiro.  Cristo não voltou para quebrar a lei do Velho Testamento, porém a cumpriu. Püces nos descreve este cumprimento!
Em João 15.5 Jesus disse: ... porque sem mim nada podeis fazer.  Na constelação de Pisces nós cristãos nos vemos amarrados e presos pela mão do Senhor: Eis que o Senhor Deus virá com poder, e o seu braço dominará; eis que o seu galar­dão está com ele, e diante dele, a sua recompensa (Isaías 40. 1 0).
A figura da fita sendo guiada pelo braço do Cordeiro nos faz lembrar uma profecia encontrada em Isaías:
... e te sustento com a minha destra fiel (Isaías 4 1. 1 0).
Como ele nos sustenta?  Em amor!  Como estamos sendo guiados?  Em amor!  Como o Cordeiro, Jesus Cristo, reunirá os tesouros do Velho e do Novo em sua totalidade?  Por meio do seu Espírito de Amor!  A banda que une os dois peixes representa o Espírito maravilhoso e apaziguador de Jesus.
Posso entrever o amor de Deus em relação à Igreja na próxima figura, que é chamada de Cepheas, "o renovo real".  Você viu Jesus em Virgem como o renovo, que cumpriu inúmeras profecias sobre como executaria os planos de Deus.  Agora, em Cepheus, você vê a relação do renovo com aqueles que ele redimiu.
Note como o renovo real, Cepheus, segura um cetro em sua mão e usa uma coroa de estrelas sobre a cabeça.  As coroas são geralmente mencionadas na Bíblia, e nós fiéis podemos usar muitas delas:

1.    1 Tessalonicesses 2.19 fala de uma coroa de exaltação.
2.    11 Timóteo 4.8 fala de uma coroa de justiça.
3.    Tiago 1. 12 fala de uma coroa da vida.
4.    1 Pedro 5.4 dá a coroa da glória do próprio Supremo Pastor - Jesus!


Quando Jesus voltar, não mais usará uma coroa:

Vi o céu aberto, e eis um cavalo branco.  O seu cavaleiro se chama Fiel e Verdadeiro e julga e peleja com justiça.  Os seus olhos são chamas de fogo; na sua cabeça há muitos diade­mas; tem um nome escrito que ninguém conhece, senão ele mesmo (Apocalipse 19.11,12).
De acordo com o livro Witness of the Stars (O Testemunho das Estrelas), escrito por Bolinger, cepheus tem um nome egípcio que significa "aquele que vem para liderar".  Em seu ombro está uma estrela que está "voltando rapidamente", e eu sei que este nome alegra o espírito!  No cinturão de Ceph­eus se encontra uma outra estrela, AI Phirk, "o Redentor".  O joelho direito de Cepheus contém uma outra estrela, que significa "o Pastor".  Esta constelação majestosa mostra, não o cordeiro silencioso que "não abriu a boca", como visto em Isaías, 53.  Em lugar disso vemos Jesus como o Filho justo de Deus, que retomará em grande poder e glória.  Ele não virá como Cordeiro, mas como Reis dos reis e Senhor dos senhores!
O livro de Jó é considerado por muitos o mais velho livro da Bíblia, e aqui está uma profecia interessante que acontece:
Porque eu sei que o meu Redentor, vive e por fim se levantará sobre a Terra (Jó 19.25).
Davi também profetizou sobre Jesus como Redentor:
As palavras dos meus lábios e o meditar do meu coração sejam agradáveis na tua presença, Senhor, rocha minha e Redentor meu (Salmos 19.14).
Isaías também falou do futuro Redentor de Israel e Salvador do mundo:
Assim diz o Senhor, Rei de Israel, seu Redentor, o Senhor dos Exércitos: Eu sou o primeiro e Eu sou o último, e além de mim não há Deus (Isaías 44.6).
Na verdade Isaías falou do Redentor mais doze vezes!  E através dos tempos, aqueles que confiam em Deus têm sido chamados de "redimidos" do Senhor.  Somos dele; portanto, ele nos redimiu do pecado e da morte eterna!
A última figura em Pisces é Andrômeda, um retrato da Igreja perseguida, e significa "a quebrada", "a acorrentada", "a frágil".  Esta é a imagem da Igreja que não só é malquista pelo mundo, como também não percebe o poder de ser redimida pelo Senhor!
Nesta figura vejo que o mundo persegue Andrômeda, porque o diabo quer fazer tudo - dentro de suas possibi­lidades - para prejudicar a história da redenção de Jesus.  Para o diabo, cuja morte já está selada, uma Igreja que se move no poder da redenção é uma arma perigosa!
Quando observei mais atentamente a figura de Andrômeda no mapa astral, notei que seus braços parecem haver sido quebrados.  Apesar de o diabo tentar acorrentá-la e enfraque­cê-la, não tem como mantê-la presa.  Por quê?  Deus construiu sua Igreja sobre a Pedra - a Palavra -, que se tornou carne: Jesus Cristo!  E quando os cristãos se apossam da Palavra, nada os detém!
Em Mateus 16, Jesus perguntou a Pedro: Quem dizeis que eu sou?  Quando Pedro respondeu com a Palavra de Deus, Jesus replicou com uma resposta poderosa:
Bem-aventurado és, Simão Barjonas, porque não foi carne e sangue que te revelaram, mas meu Pai, que está nos céus. Pois também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja, e as portas do inferno não preva­lecerão contra ela (Mateus 16.17b, 1 8).
Jesus disse: A Palavra dá conhecimento revelador de Deus de que as portas do inferno não podem prevalecer contra ela.  Andrômeda está se livrando de suas correntes.
Colossenses 1.27 diz: ... Cristo em vós, a esperança de gló­ria. É Jesus Cristo, o Cordeiro de Deus, a Palavra de Deus se tornando carne que se transformou no Cordeiro de Deus para obter a nossa redenção!
É tão bom pensar no fato de que, quando os israelitas deixaram o Egito, ninguém estava doente ou fraco.  Nem mesmo os sapatos estavam gastos!  Imagine uma multidão: um milhão de pessoas de todas as idades, e todas saudáveis!  O Senhor me falou a respeito do assunto.  Ele me disse: "A razão de serem tão saudáveis era haverem comido cordeiro".  Eles haviam acabado de comer o cordeiro da Páscoa, o símbolo de Jesus Cristo!  Os israelitas tinham o cordeiro por fora (o sangue em suas portas), como tinham também o cor­deiro por dentro (que haviam terminado de comer).  Jesus quer fazer mais do que lhe dar sua presença - ele quer preencher seus vazios e sua vida, e ser sua esperança de glória!
                                           MARILYN HICKEY

Nenhum comentário:

Postar um comentário