terça-feira, 7 de janeiro de 2014

SÉRIE: A NOSSA CONFISSÃO DE FÉ - 7/12



 Santidade é a nossa natureza

E disse Deus: façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança,… e criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou;                              Gênesis 1.26, 27.

E vos revistais do novo homem, criado segundo Deus, em justiça e retidão procedentes da verdade.             Efésios 4.24.

Porque escrito está: Sede santos, porque eu sou santo.
                                                                     1 Pedro 1.16

O homem foi criado a imagem e semelhança de Deus com o Seu caráter e natureza; Deus é santo e criou o homem santo como Ele é.
A santidade é a natureza de Deus e do homem criado por Ele, hoje, a santidade é a nossa natureza em Cristo Jesus por sermos uma nova criação participante da natureza de Deus (2 Pe 1.4).
Sabemos que após a queda, o homem perdeu a natureza de Deus e recebeu a natureza do seu novo senhor, se tornando escravo e filho do diabo, da ira, da desobediência, passando a refletir em sua vida as características do seu novo pai, diabo (Rm 6.16; Ef 2.1-3; 1 Jo 3.8). Desta forma o homem passou a viver em mentira, engano, enfim em todo tipo de pecado; porque passou a ser guiado pela natureza do diabo nele, pecado; e o diabo é o pai da mentira e de todo o pecado (Jo 8.44).
Todavia, Jesus morreu na cruz pelo homem levando-o de volta a posição original, mediante a destruição do pecado em Seu próprio corpo (Rm 6.1-14; 8.3, 4; Hb 9.26), desfazendo o poder do pecado na vida do homem pela Sua nova vida, como Nova Criação, e todo aquele que nEle crer passa a ser uma nova criatura, passando a ser santo como Ele é santo (Ef 1.4; 4.24; 1 Pe 1.15,16).
Todos os que estão em Cristo são santos, não porque fazem boas obras, mas porque estão em Cristo, unidos a Ele, e temos agora a Sua natureza (2 Co 5.17; 1 Co 6.17; 1.30; Hb 7.26; 1 Jo 2.6; 4.17; 2 Pe 1.4).
A santidade é realidade para nós por causa da redenção que temos em Cristo Jesus, e quando reconhecemos esta realidade em nossa vida, ela se torna real em nós; a realidade legal que Cristo já nos conquistou se torna vida, uma realidade vital em nós (At 6.18; 1 Co 6.2; Ef 5.26, 27; Hb 10.10; 1 Co 1.2).
Somos de fato ao nascer de novo santo no espírito, porém pelo conhecimento da Palavra de Deus trabalhamos, ou seja, desenvolvemos a natureza de santidade em nosso espírito, levando esta realidade para a nossa alma e corpo pela meditação e estudo da Palavra de Deus (1 Ts 5.23; Jo 17.17, 19; 1 Co 7.34; Rm 12.1, 2; 1 Pe 1.15).
Hoje, por sermos santos o pecado não é mais normal para nós, é uma realidade anormal. Porque, a nossa realidade é a de Deus, da Sua Palavra, e não mais a do pecado (Ef 5.1- 21; 1 Ts 4.3-7).
Graças a Deus por Sua natureza de santidade em nós, e por termos esta natureza andamos em santidade e temos comunhão com Deus.
Vocês são santos e não creia em outra coisa, fiquem com a Palavra, vocês não são santos pecadores, vocês são santos. Da mesma forma que os peixes nadam e os pássaros voam; vocês são santos e podem andar em santidade.
Por isso está escrito: quem é santo se santifique mais, ou seja, se você sabe que é santo manifeste esta santidade em todas as áreas da sua vida.
Amados, Deus te chamou para a santidade; não se esqueça: você é santo porque o Santo habita em você!
 Passe estas verdades adiante!

Nenhum comentário:

Postar um comentário