sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Conhecendo a Carne





Como foi criado o Corpo?

Após Deus ter Criado o Homem espiritual, ele com sua própria mãos formou uma casa/templo para o homem espiritual criado por Ele, habitar.

O corpo foi criado por Deus para ser morada do espírito humano, do nosso verdadeiro eu; e através do corpo é que o espírito tem autoridade sobre a terra, e através do corpo nós podemos perceber o mundo intelectual e o mundo físico, pois nele se encontra a alma que da capacidade de pensar, ter vontades e emoções.

O corpo serve também para nos dar o entendimento do reino físico, através dos cinco sentidos percebemos o reino natural.

Através do corpo o homem tem a capacidade de multiplicar a sua espécie; pois espiritualmente o espírito vem de Deus, mas o corpo é herdado dos pais.

O que aconteceu na Queda?
Como Deus disse para o homem que se ele comesse do fruto ele morreria, e esse morreria no original hebraico significa “morrendo, morrerás”, então o homem que já tinha morrido espiritualmente, recebeu de Deus sentença de morte física, e o corpo humano que não era mortal nem imortal, passou a ser mortal.

O corpo que vivia doente e escravo do pecado agora na liderança da natureza de santidade e livre do pecado, ele pode viver em cura e em saúde divina, que flui do nosso verdadeiro eu, onde habita o Espírito Santo, o qual é o responsável de vivificar o nosso corpo mortal, até chegar o dia de recebermos a plena redenção do corpo, a imortalidade.

Quando falamos de carne, achamos simplesmente que estamos falando do corpo humano, como vimos acima, mas enquanto não compreendermos a palavra de Deus ensinamos muitas coisas erradas.

A palavra de Deus nos ensina que a carne é o corpo humano, ou animal, mas que a carne é a natureza pecaminosa recebida pelo homem diretamente do diabo quando peca; no entanto também a carne é expressa na Bíblia como os impulsos, hábitos, costumes do velho homem, natureza pecaminosa que ficou gravada no corpo, na mente do homem. Por isso que a bíblia chama o cristão nascido de novo, de carnal, são cristãos que não tem mas a natureza pecaminosa no seu interior, porque a mesma foi destruída em Cristo (Rm 6.6) toda via a sua vida humana é mas controlada pelo ensinamentos do velho homem que ficou na sua mente  e corpo. Quando o homem vive assim, mesmo nascido de novo pratica coisas da velha natureza. Porém precisa saber quem é em Cristo para lançar fora do corpo os maus hábitos e renovar a mente de tais ensinamentos.

Amados que possamos ter a consciência da carne como nosso corpo, morada do nosso verdadeiro eu, espírito; a qual recebemos dos nossos pais  pela lei da genética; (como a bíblia diz; o que é nascido da carne é carne...) (Jo 3.6), carne essa herdada do pais e nascida por sua vontade e provada a descendência pelo sangue; DNA (Jo  1.13). Essa carne não nasce com o pecado, nem amaldiçoada, por esta no planeta terra é mortal, por causa o juízo que Deus trouxe a carne humana, que voltaria para o pó; e a mesma pode nascer com problemas genéticos herdados dos seus pais, por vários problemas, comida, radiação, não combinação de genes e etc. e não por culpa de Deus! 

        Não podemos confundir a carne, corpo, com a carne que é a natureza carnal, o homem espiritual pecador, separado de Deus, o pecado recebido do diabo, que é um com o espírito humano separado de Deus.

    Essa natureza pecaminosa, a carne reina nos filhos da desobediência (Ef 2.1-3). Toda via em relação ao cristão nascido de novo diz que esse velho homem, carne, espírito pecador foi crucificado com Cristo, e foi destruído (Rm 6.6), era essa carne que é o nosso velho homem, pois andávamos na carne, ela era a real natureza do nosso velho homem, e por isso não agradávamos a Deus pois andávamos na carne, natureza pecadora. (Cl 2.11; Rm 8.7,8).

         Amados tenha consciência que essa natureza pecaminosa, o velho homem, já foi crucificada, morreu, sepultada, destruída, como a palavra diz.

         Você pode me perguntar: então se a velha natureza foi destruída porque a palavra diz em Efésios 4.22 despojei do velho homem? Querido a palavra também diz em Colossenses 3.9, vos despiste do velho homem. E aí? a palavra está se contradizendo? Deus é um Deus de confusão? não. O que temos que saber é que  há, como eu já falei, a carne na realidade do homem exterior, homem esse formado pelo corpo e mente, os quais normalmente são guiados pelas informações do velho homem contidas neles, pelas coisas naturais, dos impulsos do corpo físico, e sentimentos, vontades e emoções humanas, por isso que a bíblia chama-o de carnais, porque mesmo com a velha natureza morta e destruída, a mesma deixou no corpo e na mente humana, seus princípios, costumes, ensinos, por isso a bíblia diz despojei do velho homem, pois todos os dias devemos lançar fora os ensinamentos do velho homem que estão gravados em nossa mente e corpo. E como o nosso corpo e alma não nasce e novo, se deixarmos, o mundo, o diabo, e os ensinamentos  do velho homem, dominar a nossa alma e corpo, eles serão facilmente levados por eles, por isso que a bíblia nos ensina a renovar diariamente a alma e subjugar o corpo, apresentando-o como membro justiça.

           Porque se eu e você como seres espirituais não decidirmos ser líderes de nós mesmos, e deixarmos a nossa alma e carne dominar, e os ensinamentos do velho homem reinar em nossa vida podemos correr o risco de perder a salvação, a vida eterna, sendo separado de Deus, e se tornar pecador novamente (Hb 6.4-6; 2 Pe 2.20-22), não é tão fácil de acontecer, porém se a palavra diz pode acontecer.

           Santos, devemos ter consciência que o pecado que existiu em nós, o velho homem a natureza pecadora, foi realmente eliminada, desfeita e destruída (Rm 6.1-10; 1 Jo 3.8), querido não esqueça que o nosso corpo não nasceu de novo, estão nele contida todas as informações do nosso velho homem, e seus ensinos, e não podemos esquecer que no cérebro humano habita a alma, e eles, alma e corpo andam em parceria e formam o homem exterior, e esse homem pode ser corrompido pelo reino das trevas.

      Amados o nosso corpo e a nossa alma não nascem de novo, por isso, devemos ser líderes de nós mesmos e a cada dia despojarmos do velho homem, em nosso corpo e mente, literalmente o velho homem não mora mais em nós, porém seus hábitos, costumes e ensinamentos, devem ser eliminados. Quando renovamos a mente e subjugamos o corpo lançamos os ensinamentos do velho homem fora.

       Que nós como cristãos possamos liderar nós mesmo colocando o nosso corpo e alma em seus lugares diariamente.

       Você como líder do seu ser, renove sua mente e mantenha sua carne subjugada ao seu domino, e seja sempre liderado pelo Espírito Santo que habita em você, espírito recriado e filho do pai.








Nenhum comentário:

Postar um comentário