sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Seja Líder de Si Mesmo





              O título desta mensagem, como já falei, é do livro do psicólogo Augusto Cury, o qual eu li e o Espírito Santo me ensinou e revelou coisas poderosas; enquanto o autor do livro ensinava sobre um eu mental, liderando sua vida através do gerenciamento das emoções, pensamentos e vontades humanas; o Espírito Santo me ensinou que eu, espírito, homem interior do coração, que é o verdadeiro eu, e que devo, guiado por Ele, decidir a liderar a minha vida através  do meu eu, espírito, liderando minha alma e meu corpo.
              Quero deixar claro que todos os princípios ensinados por mim estão alicerçado, pautado e baseado na palavra de Deus.
              Se um dia você ler o livro do psicólogo Augusto Cury, você perceberá que ele ensina a você se liderar pelo seu “eu” de sua mente, e quando ele fala se liderar, ele estar falando em relação as emoções, pensamentos e vontades. Quando eu falo nessa mensagem sobre liderar a si mesmo, estou expondo  a realidade espiritual do seu eu verdadeiro, o espírito, o qual em Cristo é perfeito e deve liderar sua alma (vontades emoções e pensamentos), e corpo (Os cinco sentidos).
              Você pode perguntar: Apóstolo, como posso realmente liderar a mim mesmo ? A primeira coisa que você deve fazer e ler a Bíblia e acreditar no que nela está escrito, pois só ela lhe revelará o seu verdadeiro eu (Hb 4.12), e como ele pode liderar sobre a alma e o corpo; através da leitura, meditação e oração, você receberá o conhecimento revelado daquele que te lidera e te capacita para se liderar, pois Ele é líder dos lideres, Reis dos reis, Senhor dos senhores, e acima de tudo, em Cristo, seu pai: Deus.
              Através da Palavra de Deus, você a cada dia será conscientizado do ser espiritual que você é, da mente ou alma que possui, e do corpo que você habita.
              Que essa frase sempre esteja em sua mente: Eu sou espírito, possuo uma alma e habito em um corpo. Eu não sou corpo, nem alma, eu sou espírito.
              Amados, devemos ser cada dia mais conscientes do seu espiritual que somos para que possamos liderar a nossa vida, Deus sonha e deseja intensamente que guiados por Ele, mediante seu Espírito, sejamos lideres de si mesmo    .
              Em todos os tempos, épocas e gerações, depois da queda do homem, e nos dias atuais, o maior desafio da raça humana é ser líder de si mesmo.
              Amados, Deus criou o homem para essa realidade, Adão e Eva reinava em vida, dominavam  o planeta como deuses por muito tempo (Gn 1.26,27; Sl 8.4-8), Jesus também reinou em vida, mesmo nas horas mais difíceis, Ele liderou sua vida (Mc 14.32-34; Lc 22.39-46), e Ele fez o que fez para nos recriar e nos gerar como filhos de Deus, para que possamos hoje reinar em vida (Rm 5.17; 6.4), liderarmos a nos mesmos, e ainda nos deu o seu Espírito, para que a nossa liderança seja plena (Rm 8.9,11;1 Co 3.16; 6.19; 2 Co 1.22; Gl 4.6; 2 Tm 1.14; Tg 4.5).
              O homem pecador não tem como liderar plenamente sua vida, são escravos do pecado e deles mesmos; mais aquele que está em Cristo é uma nova criatura (2 Co 5.17), e pode ouvir de Deus, o pai: Você é a minha imagem e semelhança, domine, governe, reine em vida, você é capaz, porque você é meu filho agora (Gn 1.26,27; Sl 8.4-8; 82.1,6; Rm 8.16,17).
              Deus projetou o homem para ser o autor da sua própria história, pois depositou no seu interior, no seu verdadeiro eu, o livre arbítrio, o direito de livre escolha e decisão, Deus não criou o homem para ser marionete como muitos pregadores ensinam, e o diabo com os seus anjos aplaudem, pois esse ensino procede dele; Deus criou o homem para ser livre e líder (Dt 10.17; Ap 1.4-6;19.16; 17.16; 1 Tm 6.15; 1 Pe 2.5,9), Deus depositou no homem a liberdade, e a liderança como característica do seu ser; nunca esqueça que o homem foi criado a imagem e semelhança de Deus, e hoje em Cristo: Filho. Ele é totalmente livre, e um líder nato.
              Muitos líderes nos dias atuais ensinam para as pessoas orarem para que Deus mude seus hábitos, pensamentos, vontades e emoções, liderem suas vidas sem eles fazerem nada, ou quase nada.
              Amados, Jesus nos ensinou ao contrário. Ele nos ensinou a liderar a nossa vida, Ele disse: Se alguém deseja seguir-me, negue-se a si mesmo, tome sua cruz e me acompanhe (Mt 16.24). Jesus não disse que iria liderar você por você, não, Ele transformou seu espírito e agora você como ser espiritual perfeito, tem que dizer não para sua mente, renovando-a e subjugando o corpo, eles são a cruz que você tem que carregar, negar, dizer não, para as vontades naturais deles.
              Paulo também ensina ao contrario da maioria dos pregadores dos dias atuais, ele diz que devemos apresentar nosso corpo como sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é nosso culto racional, que não devemos nos conformar com o mundo, e mudar através da renovação de nossa mente (Rm 12.1,2).
              Ele não diz que é Deus: Pai, filho e Espírito Santo; que vai apresentar o seu corpo como sacrifício, não, eu e você, como seres espirituais, que  temos que decidir fazer isso, é eu e você que temos que nos liderar; ele não diz que vai mudar sua mente, não, é eu e você, seres espirituais perfeitos em Cristo, que temos que tomar a decisão de nos liderar, e mudar a nossa forma de pensar e agir. O que Deus tinha que fazer, já fez, eu e você em Cristo, somos espíritos perfeitos e capazes de liderar a própria vida, e além do mais, vive agora em nós o Todo Poderoso, o qual nos capacita, por isso que a Bíblia diz: Aquele que é poderoso para fazer infinitamente mais, abundantemente além daquilo que pedimos ou pensamos, segundo o poder que opera em nós (Ef 3.20).
              Santos, além de Deus nos capacitar, Ele veio morar em nós, espíritos recriados, para podermos liderar a nossa vida poderosamente, o poder já estar em nós, e guiado por ele, podemos liderar nossa vida perfeitamente. Seja o que Deus projetou, seja o autor da sua história, e se você decidir ser o líder que Deus projetou, Ele e seu Reino serão glorificado através de sua existência.
              Amado, decida penetrar na realidade do seu ser, e se você descobrir que ainda não tem vida em você mesmo, receba Jesus e se torne filho de Deus (Jo 1.12); se for o seu caso; e comece a liderar sua mente, corpo, e vida. Se você penetrou no seu ser e descobriu que é luz, e tem vida, decida a levar essa luz para sua mente e corpo, sendo um ótimo líder de si mesmo, e Deus será revelado através de sua vida (Rm 8.19-21).
              Para você viver como líder de si mesmo, você precisa decidir ser o ser que Deus tornou-o Cristo.
              Que cada dia da nossa existência, possamos decidir a olhar, viajar em nós mesmo, por dentro do nosso ser, e tratar, domar, mudar, o que for necessário, para que outros possam ser transformados, e conheçam o Reino do nosso Pai através de nossa existência.
              Jesus nos ensinou em Mateus, no capítulo 7, que devemos nos tratar primeiro, para depois ensinar a outros se tratarem. Vemos as pessoas ensinando os outros a si liderarem, mas elas mesmas não são lideres de si mesmo. Jesus como nosso líder, quer que sejamos lideres de nós mesmos.
              Jesus disse que Ele é a luz do mundo, mas Ele não ficou por ai, Ele disse também: Vós sois a luz do mundo (Jo 8.12; 9.5; 12.36,46; Mt 5.13-16; Ef 5.8; 1 Ts 5.5), e almeja que guiado por Ele, sejamos lideres de si mesmo, como Ele, guiado pelo pai, foi líder de si mesmo.
              Sejamos imitadores do pai como filhos amados (Ef 5.1).
              Ungido, para podermos liderar nossa vida humana, devemos praticar Romanos 12.1,2 e Tiago 1.2, precisamos salvar diariamente nossa alma, como diz Paulo aos romanos, não se conformando com o padrão do mundo, mas mudando nossa vida humana, atitudes, ações e costumes, através da transformação do nosso modo de pensar, ou seja, como seres espirituais, temos que decidir a ser líder de si mesmo, a liderar a nossa alma.
              Amados, devemos renovar nossa mente diariamente, fazendo o que Paulo diz, esquecendo-se das coisas que para trás ficam (Fp 3.3,14), posso diariamente esquecer do velho homem, reeditando a minha mente, dizendo para ela quem sou agora, e como ensina Paulo aos filipenses, tudo o que não trás louvor e gloria para Deus, não deve ocupar os nossos pensamentos, essa é a forma que devemos usar para duvidar e criticar os pensamentos, tudo o que é contrário a Deus e ao seu reino, não pode ser aceito por nós, não devemos gastar tempo pensando neles, mesmo que sejam bons aos olhos da carne e da mente. Ao invés de gastar tempo com pensamentos contrários aos princípios do nosso verdadeiro eu, e de nosso pai, devemos pensar nas coisas de cima, de onde somos (Cl 3.1-3; Ef 2.6), e declarar, determinar, para alma e o corpo, confessar e manter-se firme, na confissão de nossa fé (Hb 10.23; 2 Co 9.13; Rm 10.10; 1 Tm 6.12), de tudo que a bíblia diz que somos, temos e podemos.
              Querido, se alimente sempre com tudo de bom que o Pai diz de você, se você não é filho, se torne filho, se você e filho, mas não sabe, tenham consciência que é.
              Não gaste tempo pensando no que o diabo, as pessoas, o mundo, pensam de você, mas, sobre o que Deus diz de você.
              Sempre diga isso: Sou o que a Palavra diz que sou eu tenho o que a Palavra diz que tenho, e eu posso o que a Palavra diz que eu posso. Faça sempre e diariamente, se puder, uma mesa redonda com você mesmo, e mostre quem reina, e governe sua vida, mostre sempre para sua alma e corpo que você é o líder, e que o maior habita em você (1 Jo 4.4; 5.4)
              Decida ser líder de si mesmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário