quarta-feira, 1 de janeiro de 2014

SÉRIE: A NOSSA CONFISSÃO DE FÉ - 4/12


Salvação  =  Vida Eterna 
Novo Nascimento = Batismo Em Cristo.



Este é o testemunho de Deus: Deus nos deu vida eterna, e essa vida é nossa por meio do seu Filho. Quem tem o Filho tem a vida; quem não tem o Filho não tem vida. Eu vos escrevo essas coisas a vocês que crêem no filho de Deus, para que vocês saibam que tem a vida eterna.                                                         I João 5.11 – 13.


Amados a palavra de Deus é a verdade, o manual que nos orienta, mostra-nos quem somos, temos, e podemos em Cristo Jesus.

Como já temos estudado, a palavra de Deus está acima de todo nome e sustenta todas as coisas; e é a própria que nos mostra que Deus é nosso Pai, hoje, em Cristo Jesus, e que ele é grande, formado por três pessoas distintas; e a palavra de Deus nos revela quem somos, de onde viemos, e para onde iremos, que somos seres espirituais, que possuímos uma mente ou alma, e que habitamos em um corpo físico.

A Palavra de Deus nos ensina todas as coisas, e ela é a Verdade que nos liberta. A mesma nos libertou no espírito e nos liberta diariamente dos ensinos, sofismas, fortalezas que se levantam em nossa mente, alma, contra o conhecimento de Cristo, e ainda nos ensina a subjugar nosso corpo, fazendo-o templo santo de Deus, cheios de membros de justiça.

Amados, hoje, estudaremos na palavra de Deus sobre salvação, vida eterna, novo nascimento, batismo em Cristo.

Como já tínhamos estudado Jesus veio a terra para trazer vida para o homem que estava separado de Deus, e através de sua morte e ressurreição, esta vida se tornou realidade para o homem, desde então todos que o recebem como senhor e salvador de suas vidas são salvos, recebem vida eterna; por que nasceram de novo e foram mergulhados em Cristo, e agora por está em Cristo tem tudo que Ele conquistou para o homem na cruz.

Jesus ao morrer e ressuscitar estabeleceu uma nova Aliança, o reino de Deus na terra, e hoje o homem tem o direito de usufruir desta realidade maravilhosa.

Mas, para o homem entrar no reino de Deus é necessário nascer de novo, e ele nasce de novo quando recebe a Jesus como senhor e salvador de sua vida; quando o homem crer com no coração e confessa com a boca que Jesus sofreu tudo por ele, e morreu, e Deus O ressuscitou dos mortos, o mesmo instantaneamente nasce da água que é a palavra de Deus, e do Espírito Santo que o recria tornando uma nova criação. Que é o novo nascimento (Rm 10.8-10; Jo 3.3,5).

A palavra de Deus também chama o novo nascimento de batismo em Cristo, por que o homem se torna uma nova criatura por ser mergulhado em Cristo, e por Cristo ter sido o primeiro homem a nascer de novo, todos nele são uma nova criação (II Cor 5.17).

Após o novo nascimento, o batismo em Cristo, o homem está salvo, tem vida eterna, e pode usufruir a mesma. A vida eterna é para hoje, aqui na terra e eternamente com Deus.


Salvação = Vida Eterna.


Na bíblia salvação e vida eterna são sinônimas.

O homem por está em Cristo tem salvação, possui a vida eterna; porque salvação é você ter a vida de Deus em você, vida eterna.

A Salvação é vida eterna em Cristo, é um dom de Deus (Rm 6.23), dado ao homem através da morte de Jesus Cristo na Cruz do calvário (Jo 3.16; Cl 2.13,14), para todos que crêem que Ele morreu e ressuscitou em seu lugar (I Cor 15.3; II Cor 5.14; Ef 2.5,6; Rm 10.9), por que salvação é pela graça, por Cristo, (Ef 2.5,8;), mas só alcança através da fé. (Ef 2.8).

A Salvação, vida eterna não é por boas obras (Ef 2.9), mas por fé saberemos que somos salvos, justificados, temos vida eterna (Rm 5.1; 3.28; Gl 2.16), e aqueles que tem vida eterna são salvos e vivem em boas obras (Ef 2.10).

A Salvação que é a vida eterna em Jesus Cristo, vem pelo crer na palavra de Deus e confessar pela fé, que Jesus é o Senhor e Salvador de sua vida. Por que cremos com o coração e confessamos com a boca (Jo 5.24; Mc 16.16; Rm 10.9,10).

“A graça é a mão de Deus estendida para os homens, mas fé é a mãos dos homens segurando nas de Deus”.



Novo nascimento = Batismo em Cristo


O homem é salvo e passa a ter a vida eterna, a partir do novo nascimento, onde o homem espiritual é mergulhado em Cristo, é batizado no corpo de Cristo, passando a ser uma nova criatura. (Jo 3.3-7; 4.23,24; 3.6; 1.12; I Cor 5.17).

O Batismo em Cristo e o novo nascimento são na realidade sinônimos da Palavra de Deus, quando falamos do novo nascimento estamos falando do batismo em Cristo, vice e versa.

O novo nascimento é você nascer da água do Espírito. Nascer da água e nascer da palavra de Deus, nascer do Espírito e nascer do lavar regenerador do Espírito Santo, onde ele recria o homem em uma nova criação com o caráter e natureza de Deus. (Jo 15.3; Ef 5.26; Rm 10.17; 1.16; At 11.14; Tt 3.5; jo 16.7-11; 4. 24; 17.24; 10.10; I Pe 1.4).

O novo nascimento ocorre quando confessamos Jesus como senhor e salvador de nossas vidas. A partir de então somos novas criaturas; nascidas da água, palavra, e do Espírito Santo; e passamos a estar em Cristo Jesus, porque fomos lavados e recriados pelo Espírito Santo através da obra redentora de Jesus, e fomos mergulhados nele no novo nascimento, batismo em Cristo (Gl 3.26,27).

Amados, que vocês possam entender que são novas criaturas, nascidas de Deus, da água, da palavra, e do Espírito Santo. Que agora estão mergulhados em Cristo e batizados em Cristo.

Você é uma benção para o reino de Deus; como disse João, eu vos digo hoje. Eu vou escrevi para que saibais que sois salvos e tendes a vida eterna em Cristo Jesus.

Não se esqueça que aquele que tem o Filho tem a vida e aquele que não tem o Filho não tem a vida. Você tem o filho, Jesus, por isso você tem a vida eterna. Amém.  
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário