quarta-feira, 1 de janeiro de 2014

SÉRIE: A NOSSA CONFISSÃ DE FÉ - 3/12


  
  

E disse Deus: Façamos O HOMEM à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda terra, e sobre todo réptil que se move sobre a terra. E criou Deus o Homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; macho e fêmea os criou. Gn 1.26,27. E formou o Senhor Deus o HOMEM do pó da terra e soprou em seus narizes o fôlego de vida; e o HOMEM foi feito alma vivente. Gn 2.7. E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso ESPÍRITO, e ALMA, e CORPO sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda do nosso Senhor Jesus Cristo.      I Tessalonicenses 5.23.

Amados, a Palavra de Deus é a Verdade, Ela está sobre todo nome e sustenta todas as coisas, através Dela nós compreendemos o nosso grande Deus, que acima de tudo é nosso Pai, criou o Homem a sue imagem conforme a sua semelhança, Deus criou o homem com sua natureza e caráter, sendo um ser espiritual como Ele é Espírito (Jo 4.23,24; 1.12,13;3.6).

Deus criou todas as coisas pela Palavra, domina sobre todo universo, e com a sua Palavra mediante o seu Espírito criou a terra para habitação do homem (Is 45.18; Gn 1.2), onde o mesmo iria dominar como rei, senhor e deus do mundo existente, criado por Deus para o homem reinar e dominar sobre o mesmo, por serem Seus filhos, da mesma maneira que Ele reinava sobre o Universo. (Gn 1.26,28; Sl 8.4,6; 82.1,6).

Todavia, a terra é um reino físico e Deus criara o homem como Ele, um ser espiritual, então para o Homem dominar legalmente teria que ter, viver uma realidade física, por isso Deus formou o corpo do pó da terra para ser uma casa terrena para o Homem espiritual criado por Ele, e o próprio Deus enviou o seu Espírito que trouxe para habitar no corpo, homem físico criado do pó da terra, o homem espiritual criado por sua Palavra e sua imagem e semelhança, e quando o espírito entrou no corpo foi criado um ser humano, o homem terra, ou seja, um homem espiritual habitando no corpo, casa terrena, uma alma, que é a parte do homem criada para manifestar no corpo a realidade do espírito.

O Homem físico depois que recebeu o homem espiritual se tornou uma alma vivente, porque foi criado o homem mental, a alma, que liga o espírito ao corpo, que traz para o corpo a vida do espírito e o corpo passou a viver; e a alma do homem é formada de pensamentos, vontades e emoções.

O homem segundo a palavra de Deus é espírito, possui uma alma e habita no corpo (I Ts 5.23; Hb 4.12); o espírito é o seu verdadeiro eu, o homem interior do coração, é o verdadeiro homem criado por Deus sua imagem e semelhança (Rm 7.22; II Cor 4.16; Ef 4.24; Cl 3.10; I Pe 3.4); a alma foi criada para manifestar no corpo a realidade do espírito, trazendo as verdades do espírito para corpo, levando o homem físico a pensar, ter emoções e vontades; e o corpo é a casa terrena do homem espiritual onde o mesmo habita tendo assim autoridade legal sobre a terra.

O nosso grande Deus pela Sua Palavra criou o homem espiritual perfeito, formou para ele um corpo, um homem físico perfeito, e quando colocou o homem espiritual no homem físico, corpo, pelo Espírito Santo, foi criado uma mente perfeita, e o homem foi criado para adorar a Deus e como filho o servir, com direito de livre escolha.

Desta forma o homem viveu com Deus por grande período e tempo. Porém o homem desobedeceu a Deus, caiu em tentação e pecou, perdendo toda e realidade dada por Deus a ele, e ele recebeu a natureza e o caráter do seu novo senhor, pecando, o diabo, o qual eles deram ouvidos. A partir de então o pecado entrou no mundo, e todos os homens quando adquiria conhecimento, conhecia o pecado que estava no mundo, pecava e morriam, eram separados de Deus no espírito, como ocorreu com Adão e Eva.

Durante os tempos o mal foi desenvolvendo e contaminando o homem em três áreas, separando-os de Deus, no espírito contaminando a sua mente e o seu corpo, influenciados pelo o mesmo; mas, a Palavra de Deus não volta vazia, e Deus criou o homem para ter comunhão com Ele, para ser um pouco menor que Ele mesmo, para dominar sobre a terra como Ele domina sobre o universo (Sl 8.4,6). Por isso Deus arquitetou o plano da salvação, onde vemos a obra da redenção, a restauração do homem a sua posição original; e o mesmo seria recriado pela obra justa, que pagaria a dívida de todos injustos.

Enquanto a obra de redenção não se realizava, manifestava, Deus fez alianças com os homens, durante um grande período de tempo, e estas alianças eram figuras da verdadeira que iria se manifestar (Hb 10.1; Cl 2.16,17).

Deus depois de ter estabelecidos várias alianças com o homem durante o período da promessa, Ele estabeleceu através de Moisés a Lei que servia como Aio, tutor, do homem até Jesus, o mistério que estava oculto, aliança perfeita; a Lei foi tutor até o plano da salvação se manifestar (Gl 3.24-26; Cl 1.26,27).

Deus olhou a terra e observou que não havia nenhum justo, o homem estava longe Dele (Rm 3.10,23) por isso Ele enviou o Seu filho para morrer pelo homem pagando toda a sua dívida (Rm 3.24; I Cor 1.30, 31; Cl 2. 12-15), para levar a sua posição original; o Filho, Jesus, era o próprio Deus despojado de sua glória.

Jesus viveu como homem, foi tentado como homem, passou por tudo e não pecou; mas, lá na cruz recebeu todas as penalidades dos injustos para que os mesmo tivessem direito a redenção.

Hoje todo aquele que crer que Jesus Cristo sofreu por amor a ele, homem, o mesmo será salvo e passará a desfrutar da redenção, do melhor de Deus, da realidade do reino de Deus, para o qual ele foi criado no principio (Rm 10.8-10; Ef 2.5-10).
  No novo nascimento o homem espiritual se torna uma nova criatura em Cristo, no entanto a mente tem que ser trabalhada, renovada com a Palavra de Deus, e o corpo disciplinado, subjugado pela Palavra de Deus (II Cor 5.17; Rm 12.1-2; I Cor 9.27).

Deus criou o homem espiritual pela Palavra do seu poder, para viver reinando em Cristo, dominando sobre terra, sobre todo nome.
Amados vocês foram criados para serem filhos de Deus, dominadores, reis, senhores, deuses sobre a terra, tome posse dessas realidades em Cristo Jesus.
Hoje tudo que a Bíblia diz que você é, tem e pode, é em Cristo Jesus, e lhes pertence pela redenção que o mesmo conquistou  para você, usufrua o melhor de Deus, e seja conduzido sempre em triunfo pela Palavra de Deus.
Amado, você é um espírito possui uma alma e habita em um corpo; conserve-os irrepreensíveis pela palavra de Deus (I Ts 5.23).


Nenhum comentário:

Postar um comentário