segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

A IGREJA E A FÉ - 6/6: Todos da Igreja Devem Desenvolver Uma Fé Forte



De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus”.    Romanos 10.17

Todas as pessoas têm um tipo de fé, crente ou descrente. As pessoas que não nasceram de novo têm uma fé humana, natural; já os nascidos de novo receberam a fé de Deus no seu espírito, uma medida de fé, através do Espírito Santo (Rm 12.3). Mas, estudando a Bíblia vemos claramente que temos quer desenvolver a nossa fé, a fé que Deus já nos deu, e agora somos nós que devemos desenvolvê-la. E desenvolvemos a nossa fé pela leitura da Palavra; pela meditação da Palavra; pela confissão da Palavra de Deus; através do perdão e pelo bom combate da fé. Esses são os cinco princípios para desenvolver uma fé forte, e devemos conhecer um pouco sobre cada um deles. E toda a Igreja cheia de fé deve desenvolver uma fé forte conhecendo esses cinco princípios, e é o que vamos fazer agora.

Primeiro: A leitura da Palavra de Deus
Em Romanos, Paulo fala que “a fé vem pelo ouvir e o ouvir pela Palavra de Deus” (Rm 10.17). Se eu ou você quisermos desenvolver a nossa fé temos que ler a Palavra de Deus, porque só através dEla a fé vem; a fé é desenvolvida.
Igreja de fé é aquela que ler a Palavra de Deus em todo tempo, e desenvolve uma fé forte, poderosa; seja um super-homem no espírito, um gigante na fé pela leitura da Palavra de Deus.

Segundo: A meditação na Palavra de Deus.
 A Igreja cristã não deve gastar o seu tempo meditando em coisas ruins, mas em coisas boas para a sua edificação (Cl 3.2; Fl. 4.8). E todas as coisas boas, agradáveis e perfeitas estão na Palavra de Deus e é nEla que devemos meditar, porque através da meditação na Palavra de Deus nós renovamos a nossa mente (Rm 12.2). Ao estudarmos a Bíblia vemos no Antigo Testamento, exemplos de homens que meditava na Palavra de Deus, e por isso foram bem sucedidos (Josué, Js 1.2-8; o rei Davi, Sl 36.3; 63.6). Hoje devemos também meditar na Palavra de Deus em todo tempo (Sl 1.2) e assim viveremos uma vida segundo a vontade de Deus, e a vontade de Deus é Sua Palavra.

Terceiro: Manter firme nossa confissão.
 Quando lemos Romanos vemos versículos falando que a salvação vem pela confissão da Palavra de Deus (Rm 10.8-10), se a salvação vem pelo confessar, e a salvação é a jóia mais preciosa para a nossa vida, e as demais coisas? Por isso nós devemos ficar firmes em nossas confissões, porque é através dela que nós trazemos a realidade da Palavra de Deus para nossas vidas. Porque Cristo é o Apóstolo de nossa confissão, e Sumo Sacerdote, por isso devemos ficar sempre firme em nossas confissões, ficando firme no que a Palavra de Deus diz (Hb 3.1; 4.14). 

 
Quarto: O perdão.
 Em Marcos 11.22-26, vemos Jesus falando para os seus discípulos sobre a fé. Através do estudo destes versículos, observamos que o perdão é um princípio indispensável para o desenvolvimento da nossa fé, para que ela se torne uma fé forte. E nós devemos perdoar as pessoas que nos ofendem, como Deus nos perdoou em Cristo Jesus (Ef 4.32), se eu ou você não perdoar, Deus também não nos perdoa, e o diabo vai ter legalidade para nos perturbar. Vamos observar a parábola do credor incompassível (Mt 18.19-35).
Mas se nós perdoamos, fechamos as brechas para o diabo, e desenvolvemos a nossa fé. Uma fé forte e poderosa que perdoa como Jesus nos perdoou.  
Igreja desenvolva a sua fé sendo rápida em perdoar (Mt 6.12), sendo rápida em pedir perdão (1 Jo 1.9), e sendo rápida em crer no perdão, e no perdão de Deus (Hb 4.1-3).

Quinto: Compreende que o combate da fé
é um bom combate.
Quando lemos 1 Timóteo 6.17, vemos Paulo escrevendo para Timóteo dizendo que ele combatesse o bom combate da fé. Paulo estava dizendo em outras palavras que quando temos fé, o combate é bom. Porque é bom? Porque a fé é a vitória que vence o mundo (1Jo 5.4). E quando andamos em fé, andamos em vitória. Temos que compreender esta realidade, o combate é bom. Porque por fé sabemos que Cristo Jesus venceu satanás, e em Cristo hoje somos mais que vencedores; que satanás não tem mais poder sobre nós; que ele e todo o seu poder, principados e demônios estão em baixo de nossos pés (Ef 1.18-23), que não precisamos lutar contra ele, por que ele já é um derrotado.
Mas não devemos esquecer que o próprio é o pai da mentira e do engano (Jo 8.44), e sempre vai dizer para você o contrário da Palavra de Deus. E em alguns momentos pode usar a Palavra de Deus, ou seja, versículos bíblicos, soltos, para tentar nos enganar, porque essa é uma das suas formas, maneira de tentar nos engodar, porque o seu papel e função são mentir e enganar.
Muitos cristãos usam Efésios 6.12 para dizer que temos que lutar contra o diabo, satanás. Porém, amada Igreja, quando Paulo escreveu Efésios capítulo seis, Paulo já tinha escrito Efésios capitulo um, e lá está escrito que o diabo estar debaixo de nossos pés. E Paulo tinha consciência disto. E quando lemos Efésios capítulo 6 do versículo 10 ao 18 vemos que Paulo não manda lutar com o diabo, ele nos manda permanecer firme no que a Palavra de Deus diz.
Quando ele, o diabo, vir com suas mentiras e enganos, devemos usar a Palavra de Deus, e permanecer firme como já estamos. Porque somos mais que vencedores, e ele é um derrotado. Maior é o que habita em nós (1 Jo 4.4), fique com que a Palavra de Deus diz, combata o bom combate da fé.
Igreja compreenda e ande nestes cinco princípios e desenvolva uma fé forte, para viver uma vida abundante aqui na terra.
Você como Igreja de Jesus é o melhor de Deus aqui na terra.
A Igreja e Deus são à Maioria!

Nenhum comentário:

Postar um comentário