sexta-feira, 9 de maio de 2014

Os Princípios Elementares da Doutrina de Cristo 1/7: Introdução



“Por isso, pondo de parte OS PRINCÍPIOS ELEMENTARES DA DOUTRINA DE CRISTO, deixamos-nos levar para o que é perfeito, não lançando, de novo, a base do arrependimento de obras mortas e da fé em Deus, o ensino de batismos e imposição de mãos, da ressurreição dos mortos e do juízo eterno”. 
                                                                                 Hebreus 6.1,2.

Todo cristão deve ter conhecimento dos princípios elementares da doutrina de Cristo, para que neles firmado possa crescer e ser levado para o que é perfeito. Quando o Cristão não tem tal conhecimento, principalmente quando ele tem uma longa caminhada na sua vida cristã, ele é chamado à atenção, porque deveria conhecer tais princípios da doutrina de Cristo, e não deveria está necessitado do conhecimento dos mesmos (Hb 5.12).

Quando o autor da Carta aos hebreus (eu creio que foi Paulo) chama atenção aos Judeus convertidos para deixarem de lado os princípios das doutrinas de Cristo e que não deveriam lança-los de novo, ele não estava dizendo que os princípios não deveriam ser seguidos; mas que todos já deveriam ter conhecimento de tais princípios, e que em fez de estar lançando tais princípios de novo, deveriam estar firmado neles com base, fundamento elementar de sua vida cristã, e se aperfeiçoando no conhecimento de Cristo lançando novos princípios em cima dos básicos, elementares (Ef 4.13).

Amado não se esqueça que a nossa vida deve estar firmada nesses fundamentos, princípios elementares, porque por falta de conhecimento dessas verdades básicas, princípios básicos da vida cristã muitos têm sido destruídos (Os 4.6), mas quando temos o conhecimento dos princípios elementares da doutrina de Cristo e estamos firmados nos mesmos, somos livres, libertos (Jo 8.31, 32,36) e podemos continuar crescendo no conhecimento de Cristo até chegar à perfeita varonilidade, à medida da estatura da plenitude de Cristo (Ef 4.11-16) e se aperfeiçoar com o conhecimento de novos princípios que iremos conhecendo e lançando sobre o que já estamos firmados, assim crescendo para a glória de Deus.

Nos dias atuais nós encontramos muitas pessoas ensinando certas coisas da palavra de Deus, as quais eles afirmam que são doutrinas Bíblicas, porém são apenas dogmas e costumes de homens (doutrinas de homens) e não doutrinas Bíblicas. Doutrinas Bíblicas são as verdades reveladas pelo Espírito Santo encontradas nas Sagradas Escrituras e dogmas são apenas declarações de homens sobre a verdade (1 Co 2.1-16; II Pe 1. 21; Mc 7.6-9; Mt 15. 1-9).

Logo as doutrinas Bíblicas básicas, ou como vemos em hebreus 6.1 os princípios elementares da doutrina de Cristo são: ensinamentos, ensinos, instruções, verdades de Deus em Cristo que dão base, ou seja, fundamento para a nossa vida Cristã.

Em Hebreus 6.1-2 vemos os seis princípios elementares da doutrina de Cristo que são: A base do arrependimento de obras mortas (o fundamento do arrependimento de atos que conduz à morte); Fé em Deus (Fé do tipo de Deus); o ensino de Batismos (doutrina dos batismos); da imposição das mãos; da ressurreição dos mortos e do juízo eterno.

Como existem princípios elementares da doutrina de Cristo, todo cristão deve conhecê-los para que possa na vida cristã continuar a crescer e ir se aperfeiçoando, lançando novos princípios já estabelecidos; então iremos conhecê-los um a um, nas próximas lições.

Nenhum comentário:

Postar um comentário