sexta-feira, 9 de maio de 2014

Os Princípios Elementares da Doutrina de Cristo 2/7: O Princípio do Arrependimento de Obras Mortas



“Por isso, pondo de parte Os princípios elementares da doutrina de Cristo, deixemo-nos levar para o que é perfeito, não lançando, de novo, A BASE DO ARREPENDIMENTO DE OBRAS MORTAS e da fé em Deus,”.            Hebreus 6.1.

Em Hebreus 6.1 nós encontramos o primeiro princípio elementar da doutrina de Cristo, ou podemos dizer, o primeiro fundamento, doutrina base, que é o princípio do arrependimento de obras mortas.
Nós que somos cristãos devemos entender que há na Palavra de Deus, revelada em Cristo e manifesta a nós hoje pelo o Espírito Santo, doutrinas básicas, princípios elementares da doutrina de Cristo que nos sustenta em nossa vida cristã, e todos nós temos que ter consciência desses princípios.
O arrependimento de obras mortas é o primeiro princípio elementar da doutrina de Cristo.
Todavia, você, pode se perguntar: o que significa arrependimento de obras mortas?

Arrependimento



Vejamos o que significa arrependimento.
Arrependimento é dor moral, sentir magoa ou tristeza por alguma falta cometida, ou atitude tomada, com mudança de opinião, de direção e de atitude (Lc 15.11-32. A parábola do filho pródigo); segundo o dicionário da Bíblia de Almeida, arrependimento é uma decisão de mudança total de atitude e de vida, em que a pessoa, por ação divina, é levada a reconhecer o seu pecado e a sentir tristeza por ele, decidindo-se a abandoná-lo, baseando sua confiança em Deus (Mt 3.2-8; 2Co 7.9-10; 2Pe 3.9). O complemento do arrependimento é a fé. E os dois juntos constituem a conversão.
O cristão deve saber que há uma diferença entre o arrependimento e o remorso.  Uma pessoa arrependida é aquela que sentir dor, mágoa, tristeza por algo de errado que fez, mas tal pessoa muda de atitude. Porém, uma pessoa que tem remorso senti dor, mágoa, tristeza por algo de errado que fez, mas tal pessoa não muda de atitude.
Então,se dizemos que estamos arrependidos e não mudamos as nossas atitudes, demonstramos que tivemos remorso e não arrependimento, por que quem se arrepende muda de atitude em relação ao erro cometido, e da um novo rumo a sua vida. 

Arrependimento Bíblico

 

O arrependimento bíblico é algo que acontece na vida de alguém que ouvi a Palavra de Deus, decide mudar de vida e seguir a Jesus, arrependido de ter vivido uma vida sem Deus, uma vida de pecado, porém, por ouvir a Palavra de Deus, é gerado fé no seu coração, se arrepende, mudando do reino das trevas para o Reino de Deus, deixando de ser discípulo do mundo para ser discípulo de Jesus.
Todavia, o arrependimento que a Bíblia nos ensina é um princípio que devemos usar todos os dias, porque, há algumas áreas em nossas vidas que não agimos ainda por fé, então, nestas áreas precisamos nos arrepender, por que quando agimos sem fé pecamos (Rm 14.23). E para que possamos nos arrepender precisamos ter conhecimento (Os 4.6; Jo 8.31,32,36).
Você pode se perguntar: Por que o homem necessita de arrependimento? Porque a Palavra de Deus nos ensina que o homem pecou e foi separado de Deus, morreu espiritualmente (Gn 3; Rm 5.12; 3.23; Is 59.1,2). A Bíblia também nos ensina que o homem necessita de arrependimento, porque o ser humano tem vivido uma vida que nega a Cristo, vivendo em incredulidade (Jo 16.8,9), e por necessitar da reconciliação com Deus (2Co 5.18-20).
Amado, todos devemos saber que o homem pecou e foi separado de Deus, e por causa do pecado do homem, o pecado entrou no mundo, e por o pecado está no mundo, quando o homem conhece o pecado e peca é separado de Deus no espírito, necessitando assim do arrependimento para se reconciliar com Deus, voltando a ser como Deus o criou no espírito; não esqueça, o pecado faz separação entre Deus e o homem, e por o homem sem Deus está em/no pecado, como eu já disse, está separado de Deus no espírito, por isso necessita de arrependimento bíblico, precisa deixar a Palavra de Deus entrar no seu coração, para que seja gerada a fé no seu coração, para o arrependimento, e possa nascer de novo se tornando uma nova criatura.
O arrependimento bíblico provoca mudanças na vida do homem, na esfera espiritual, na esfera mental e física. Na esfera espiritual a fé e o arrependimento trazem o novo nascimento, eliminando a natureza de pecado e dando ao homem uma natureza de santidade. Na esfera mental, devemos praticar o arrependimento bíblico para renovarmos a mente (Rm 12.2). Na esfera física devemos praticar o arrependimento bíblico para lançarmos fora os costumes do velho homem e manifestar o novo homem criado em Cristo Jesus (Ef 4.22.24; 3.8-11).
Amado, cresça espiritualmente, mentalmente e viva uma vida social agradável, praticando o princípio do arrependimento.               
A Palavra de Deus, a Bíblia sagrada nos mostra alguns líderes que pregaram o princípio do arrependimento: João Batista (Mt 3.2); Jesus (Mt 4.17); os Apóstolos (At 2.37,38); e Paulo (At 26.18-20).

A realidade do arrependimento 
na velha e nova aliança



A realidade do arrependimento na época de João e Jesus Cristo, antes da sua ressurreição (antes da ressurreição de Jesus a realidade que o homem vivia era a velha aliança), é diferente da realidade da nova aliança.
Na velha aliança a fé para o arrependimento não trazia o novo nascimento, só era um arrependimento que trazia mudanças de direção, atos, obras, atitudes em relação a sua vida humana e aos deuses, onde as pessoas deixavam de viver uma vida perversa e de servir aos deuses pagãos, e passavam a viver uma vida segundo a lei e servindo só a Deus, e essa realidade apenas os beneficiavam, ou seja, levava-os a desfrutar das promessas da lei e das feitas ao patriarca Abraão.
Todavia na nova aliança a fé para o arrependimento nos traz uma mudança completa, espírito, alma e corpo. Trazendo ao homem a mudança mais importante da vida humana, que é o novo nascimento, e por ser um homem criado segundo Deus pode aplicar o princípio do arrependimento na mente e no corpo, podendo desfrutar na vida, todos os benefícios da Palavra de Deus.
Santo, entenda, somos justificados pela fé e não por arrependimento, no entanto quando é gerado fé no coração do homem através das boas novas de Jesus há arrependimento, e quem tem fé em Cristo sempre se arrepende, e passa a andar como justo, nas áreas necessárias.

A realidade do arrependimento bíblico
para o pecador e para o cristão



Há uma diferença entre o arrependimento do pecador e o arrependimento do cristão. Existem passos específicos que tanto o pecador como o cristão deve dar para o arrependimento.
O arrependimento do pecador se dar quando o mesmo reconhece que é um pecador e necessita de Jesus para ser salvo do pecado (1º passo); ele sente dor, magoa, tristeza, por ter ofendido a Deus por não crer em Jesus Cristo, e viver em incredulidade (2º passo); ele necessita confessar a Jesus como Salvador da sua vida, recebendo redenção, deixando de ser pecador passando a ser uma nova criatura (Rm 3.23-24; 10.8-10; 2Co 5.17 / 3º passo); deve também mudar completamente de atitudes e de opinião (Pv 28.13; At 26.18-20; Rm 12.1,2 / 4º Passo).
O pecador precisa do arrependimento bíblico para que possa nascer de novo e viver uma vida de comunhão com Deus.
O arrependimento do cristão tem alguns passos diferentes do arrependimento do pecador, porque o cristão não deve reconhecer que é pecador, porque hoje ele é uma nova criatura, o cristão apenas deve reconhecer o seu erro (1º passo); sentir dor, magoa, tristeza por ter ofendido a Deus que agora é o seu Pai (2 Passo); e agora o cristão deve dar um passo muito diferente do pecador (o pecador deve reconhecer que é pecador quando se arrepende, porém você não pode pedir a ele para confessar todos os seus pecados porque não terá nem como lembrar de todos os pecados, e o mesmo não necessita apenas de perdão de pecados, mas de redenção, mudança de natureza); todavia o cristão por já ter a redenção em Cristo deve confessar cada pecado cometido quando se arrepende, um por um (1Jo 1.9 / 3º Passo); mudar completamente de atitude e opinião, decidindo sempre praticar o princípio do arrependimento nas áreas que necessita em sua vida (4° Passo).
Amado, sempre que você pecar se arrependa, porque uma vida de pecado impede o fluir das bênçãos de Deus em nossas vidas.
O cristão deve sempre se arrepender quando observa que está andando sem fé ou pecando, pois uma vida de pecado não agrada a Deus, e nos separa Dele e do seu melhor (Rm 8.8, 13; 1Pe 1.16). Se o cristão não se arrepender ocorrerá com ele exatamente como a Bíblia diz, e Ela nos diz que “quando não se arrepende, o homem envelhece”. Leia Salmos 32.3-5.
Porém, quando o homem se arrepende a Bíblia diz que ele se despoja do velho homem (Ef 22.24; Cl 3.8-11), tem muita alegria (Lc 15.7); é bem aventurado (Sl 32.1,2); há paz no seu espírito (Rm 5.1); e há refrigério ( At 3.19,20).
Abençoado, pratique em sua vida o princípio do arrependimento. E se você se arrependeu verdadeiramente, os seus frutos, as suas obras, atitudes, irão demonstrar, pois a Palavra de Deus nos ensina através de João Batista: “produzi, pois, frutos dignos de arrependimento” (Lc3.8; Mt 3.8), e através de Paulo: “fazendo obras dignas de arrependimento” (At 26.20). 
No entanto não se esqueça que o princípio elementar da doutrina de Cristo é “arrependimento de obras mortas

Obras mortas




O que significa obras mortas? Segundo, a nova versão internacional “obras mortas” são “atos que conduzem à morte”.
Então, como sabemos que na Palavra de Deus, a Bíblia, morte significa separação, podemos dizer, que devemos nos arrepender de todas as obras, atos, que nos conduzem, nos levam há uma vida separada de Deus.
Por isso que Paulo chama o primeiro princípio elementar da doutrina de Cristo de “arrependimento de obras mortas”, porque devemos se arrepender de qualquer coisa que nos separe de Deus, tanto no âmbito espiritual, mental e físico.
O pecador deve praticar a doutrina do arrependimento de obras mortas, porque ele vive na pratica, em obras, atos pecaminosos que o separa de Deus.
O cristão deve praticar a doutrina do arrependimento de obras mortas para ele não ser separado de Deus, porque quando o cristão pratica alguma obra que o conduz a morte (a separação de Deus), ele deve se arrepender daquela obra que traz morte, separação de Deus, destruição para a sua vida.
O Senhor também ministrou ao meu coração uma realidade importante sobre a doutrina do arrependimento de obras mortas, a qual eu quero ministrar a você.
Você sabe que deve viver uma vida de arrependimento, que as obras mortas são obras, atos que nos levam à separação de Deus e nos trás destruição espiritual, mental e física. Amém.
Amado, eu quero que você saiba que como cristão você é uma nova criatura, todo o seu passado foi apagado, não é mais necessário que você peça perdão a Deus pelos seus pecados passados, nem ficar se lamentando pelos os mesmos, porque no dia em que aceitamos a Jesus, todo o nosso passado foi apagado, para Deus em Cristo, nós, não temos mais pecado, pois Ele nos ver como uma nova criação perfeita.
O Senhor me ensinou através da doutrina do arrependimento de obras mortas que o cristão não deve ficar se arrependendo (no sentido de condenação, dor, magoa, tristeza) das obras mortas do passado, porque para Deus aquelas obras já foram eliminadas pelo sangue do cordeiro.
Então, amado,  não fique se lamentando pelo o que você fez no passado, quando você não era cristão; e se você como cristão fez alguma coisa que traz morte, confesse-a ao Senhor e receba o perdão dos seus pecados, e não precisará você pedir perdão novamente ao Senhor como sinal de arrependimento por uma obra que o Senhor já o perdoou.
A Palavra nos diz que o sangue de Jesus nos purifica da consciência de obras morta (Hb 9.14), não aceite nem uma voz que lhe condene pelas obras que você praticou no passado, entenda o sangue que Jesus derramou lá na cruz te purificou de todo pecado.
Amado, viva uma vida baseada no princípio do arrependimento de obras mortas, mude sempre para o melhor, observe as áreas de sua vida que você não tem andado por fé se arrependa e comece a andar nessas áreas pela fé na palavra de Deus.        

2 comentários:

  1. Tem certeza que é eliminada a natureza do pecado? Se fosse assim, não pecariamos mais. Ele regenerou nosso espírito, e a natureza pecaminosa da carne não tem mais domínio.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom.se ainda pecamos e pq vivemos em um mundo decaido dominado pela trevas.estamos sujeito a falhar.somente pela em Cristo seremos justo diante de deus

    ResponderExcluir