sexta-feira, 9 de maio de 2014

Os Princípios Elementares da Doutrina de Cristo 3/7: O Princípio da Fé em Deus



“Por isso, pondo de parte Os princípios elementares da doutrina de Cristo, deixemo-nos levar para o que é perfeito, não lançando, de novo, a base do arrependimento de obras mortas E DA FÉ EM DEUS,”                                     Hebreus 6.1.

Em Hebreus 6.1 nós encontramos os primeiros princípios elementares da doutrina de Cristo, ou podemos dizer, os primeiros fundamentos, doutrinas básicas, que são o princípio do arrependimento de obras mortas que já estudamos na lição anterior, e a doutrina base, elementar de Cristo que a fé em Deus, ou seja, a fé do tipo de Deus.
A fé em Deus como vermos em Hebreus 6.1 é o segundo principio elementar da doutrina de Cristo.
Nós que somos cristãos devemos entender que há na palavra de Deus, um princípio que sustenta a vida cristã que é a fé em Deus, a fé do tipo de Deus, e este princípio nos foi revelado, ensinado, por Jesus Cristo. Hoje, esse princípio elementar é manifestado a nós pelo o Espírito Santo, e todos nós temos que ter consciência desse princípio. A fé do tipo de Deus está em nós, no nosso homem interior, espírito.
No entanto, você pode se perguntar: o que significa fé em Deus? Pastor que historia é essa de fé do tipo de Deus?

A Bíblia no revela que Deus é um Deus de fé



Quando aceitamos a Jesus Cristo como nosso Salvador, nós nos tornamos filhos de Deus, nós somos o seu povo e Ele é o nosso Deus, nós estamos Nele e Ele em nós. Devemos cada dia mais crermos nesta realidade e andar nela.
Devemos meditar na Palavra de Deus, porque o que a Palavra de Deus diz é a verdade, e a Palavra nos diz que temos Um Deus de Fé, e este Deus de Fé habita dentro de nós.
Nós devemos conhecer mais sobre esta realidade: habita em nós, Um Deus de Fé.
Quando vivemos cheios de fé fazemos à diferença, porém, devemos viver cheios da fé do tipo de Deus.
Todos, nós, pertencemos a Um Deus de Fé. Por isso fazemos à diferença, porque habita em nós Um Deus de Fé.
Santos, uma das características de Deus é a fé.

O que é fé?



Quando lemos Hebreus 11.1, entendemos o que é fé.
Hebreus 11.1 diz: ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem”, em outra tradução diz: ora a fé è a certeza das coisas que se esperam e a convicção de fatos que não se vêem”, vejamos o que diz a NVI (nova versão internacional): Ora, a fé é a certeza daquilo que esperamos e a prova das coisas que não vemos”, ou seja, a fé traz as coisas da  esfera do Espírito para a esfera do natural, traz o futuro para o presente, fala das coisas que não existe como se já existisse. Isto é fé!
Devemos entender que sem a fé nós não podemos agradar a Deus (Hb 11.6).
Porque sem fé nós não agradamos a Deus? Porque Ele é Um Deus de Fé. Quando andamos em fé, andamos em sua realidade e O agradamos.

Fé em Deus é ter fé do tipo de Deus



A Palavra diz em Marcos 11.22 que Jesus, respondendo disse-lhes: Tende fé em Deus”. A frasetende fé em Deus no grego significa literalmente tenha a fé divina”, outenha a fé do tipo de Deus”.
Por esse conhecimento podemos dizer assim: “tenha fé igual à de Deus”.
Amados, se Jesus falou é porque nós podemos ter essa fé, nós já temos essa fé, porque Deus habita em nós.
O que devemos fazer é conhecer e desenvolver essa fé.
O maravilhoso é que mais na frente em Marcos 11.23 e 24, Jesus fala qual é a fé do tipo de Deus.
Marcos 11.23 e 24, diz: porque em verdade vós digo que qualquer que disser a este monte, ergue-te lança-te no mar, e não duvidar em seu coração,  mas crer que se fará àquilo que diz, tudo que disser  lhe será feito. Por isso, vos digo que tudo que pedirdes, orando , crede que o recebereis e tê-lo-eis”, este Versículo 24 em outras traduções diz assim no final do versículo. crede que recebestes, e será assim convosco”, na versão NVI diz: “creiam que já o receberam, e assim lhes sucederá”.
A fé de Deus é aquela que fala o que crer no coração, que confessa e toma posse, é aquela que crer no que diz, nós devemos crer em nossas palavras. Deus sempre cria no que dizia.
Deus falava a Palavra e acontecia como Ele havia falado, porque Ele acredita, crer, no que fala, é Um Deus de fé.
Vamos observar o que a Palavra de Deus fala sobre este assunto, Hb 11.3 diz: “pela fé entendemos que os mundos, pela Palavra de Deus foram criados, de maneira que aquilo que se vê não foi feito do que é aparente”.
Deus tudo criou pela fé na Sua Palavra, Ele dizia e acontecia (Gn 1.1,3,6,9,11,14,20,24,26).
Amados, nós encontramos mais informações sobre a Fé de Deus em Marcos11. 24, onde diz: “quando orando credes que recebestes, e será assim convosco”. Jesus Cristo estava falando para os discípulos que quando eles orassem crescem que já tinham recebido e seria assim com eles.  
Por que Jesus ensinou assim? Porque Deus é assim. Ele fala das coisas que não são como já fossem, ou seja, confessa as coisas que não são no natural como se já existissem. Porque de fato já existe no espiritual, no Reino da Fé, de Deus.     
Nós vemos Deus falando de coisas que não são como fossem, na história de Abrão, que passou a se chamar Abraão, a Palavra relata que Deus deu terra a semente de Abrão, antes de existir (Gn 15.18), Abrão não tinha filho, Isaque não existia, ou seja, não tinha nascido, mas ele e sua descendência já tinham aquela terra dada por Deus.
Mas na frente em Gn 17.5, novamente Deus fala de coisas que não são como se já fossem, ele trocou o nome de Abrão para Abraão, que significa “pai de multidões”. Deus disse: e não se chamará mais o teu nome de Abrão, mas Abraão será teu nome, porque por pai de multidão de nações te tenho posto”.
Como Deus poderia colocar uma pessoa que não tinha filho como pai de nações, se Ele não fosse Um Deus de fé. Porque está escrito: “te tenho posto”, “tenho te constituído ou “Eu o constituí”, Deus falou aqui que Abraão já era pai de multidões, mas Abraão não tinha filho.

O Deus de fé habita em nós e nos deu a sua 



Glória a Deus por Ele ser Um Deus de fé, glória a Deus por Ele habitar dentro de nós (1Co 3.16; 6.19; Ef 2.19-22).
Esta é uma realidade muito maravilhosa, Deus fala das coisas que não são como se já fossem (Rm 4.17). E nós devemos fazer o mesmo, pois esta fé habita em nós, através do Espírito Santo.
Deus nos deu a Sua fé, agora, somos nós que devemos desenvolvê-la (Rm 12.3). Amado não esqueça que uma das características de Deus é a Fé, e o que é glorioso, é que Deus já repartiu esta fé.
A Fé do tipo de Deus já habita em nós pela Palavra e através do Espírito Santo.
Lembre-se sempre o que Paulo falou para os Efésios, sede pois imitadores de Deus (Ef 5.1). Somos abençoados quando somos imitadores de Deus. Como Ele é um Deus de fé, sejamos nós como membros do corpo de Cristo, mulheres ou homens de fé. Como Ele é um Pai de fé, sejamos filhas ou filhos de fé. Amado, Ungido, viva na fé de Deus que habita em você.
Desenvolva cada dia mais essa fé, através do ouvir e ouvir a Palavra (Rm 10.17), e traga a realidade espiritual para o natural, o futuro para o presente, ande em fé.
Você é o melhor de Deus, você é um líder de multidões; faça essa realidade se tornar real no seu natural.
Você é o melhor de Deus, porque Ele habita em você, e Ele é o melhor, Ele é Deus de fé.
CONFESSE: “eu e Deus somos a maioria”.
Pessoas cheias de fé do tipo de Deus fazem à diferença por onde vai. Fomos criados em Cristo para abalar as nações no poder da Palavra da fé.

Nenhum comentário:

Postar um comentário