sexta-feira, 14 de junho de 2013

SOMOS COMO SEMENTES



1 Co 15.36-38

     Vimos na macro-célula passada, sobre o principio da semente, nesta iremos estudar, aprender o que somos como semente. Para vivermos o melhor do Reino de Deus na terra devemos passar pelo processo que uma semente passa, pois somos como uma semente, e estabelecido por Deus no principio da mesma.
      Tudo em Cristo já está em nós (Lucas 17.21; João 14.23; Romanos 10.8; 1João 4.4; 1Corintios 3.16; 2Corintios 6.16), temos agora apenas que fazer a nossa parte de semente, decidir a passar pelo processo que a semente passa, só que a semente passa por ordem natural da natureza, pois as plantas e os animais não tem espírito; Porém o homem (espírito) deve decidir a aplicar em sua vida, ou seja, decidir a passar pelo processo da semente.
      A semente para se tornar aquilo que está dentro dela (Como já vimos em 1 Co 15.36-38), ela morre, e após morrer, o que está dentro dela, colocado por Deus nela, estabelecido, criado por Deus, se manifesta. O que Deus tinha criado e depositado dentro da semente, se torna real no natural.
     Eu posso dizer que o legal se torna vital, o principio estabelecido por Deus legalmente se manifesta, se tornando real e vida no natural, na vida humana na terra.
       Deus nos criou um ser espiritual, e nos colocou em um corpo, ao sermos colocados em um corpo, foi criado uma alma, mente, com isso o corpo humano passou a viver (gêneses 1.26; João 4.26; Gêneses 2.7; 1 Tessalonicenses 5.23). E como o homem vivia com Deus no principio, influenciado por Ele, guiado, ensinado por Deus, estavam vivendo o principio da semente, o qual acontecia de uma forma natural, pois o espiritual era algo natural para o homem, mais que o reino natural.
     Naquele tempo, o homem manifestava para a criação, tudo o que Deus tinha depositado nele. Não necessitava de ter o trabalho que temos hoje, em relação à renovação de mente e subjugação do corpo, pois a mente e o corpo eram perfeitos. Tudo acontecia naturalmente. Ele era, ele manifestava o que era.
      Todavia, ao pecar, o homem quebrou os princípios de Deus em sua vida e recebeu juízo sobre a realidade espiritual e física (gêneses 2.17;3.14-19). Espiritualmente perdeu a natureza de Deus, e recebeu a natureza do seu novo senhor: O diabo; perdeu a natureza perfeita, justa, santa, dada por seu criador, e recebeu o pecado, a natureza que o diabo lhe deu por lhe ouvir; dessa forma o homem se separou de Deus espiritualmente (Romanos 6.16;3.23;5.15,19).
     Por ter se separado de Deus espiritualmente, por ter desonrado e desobedecido ao Senhor, sofreu juízo de Deus, onde a palavra diz que Deus disse para ele: Comendo, morrerás (segundo alguns estudiosos, a palavra morreras aqui, significa morrendo, morrerás). Adão por ter morrido espiritualmente, agora iria morrer fisicamente. E como já tinha dito, Deus deu juízo sobre o seu corpo, dizendo: Viestes do pó, para o pó tornarás; O juízo no espírito Adão já tinha recebido, morrido espiritualmente, pois estava separado de Deus; morreu espiritualmente quando pecou. E nós podemos ver em Gêneses que após a queda de Adão, a mente humana de Adão já começou a se contaminar (Gêneses 3.6-8).
    Agora o homem Adão (espírito) era pecador, influenciava a sua alma com aquilo que ele era agora, e manifestava em seu corpo o que era agora, uma semente corrompida, pecador; e além disso deu o seu domínio sobre a terra nas mãos do seu novo senhor, que passou a influenciar a terra (2 Coríntios 4.4; Lucas 4.6;  João 8.44; 1 João 3.7-10),  e levando as próximas sementes perfeitas a ser danificadas ao conhecer a corrupção que está no mundo, e sendo contaminadas iriam produzir o que são.
    Era assim no principio; a semente universal perfeita, Deus, o criador de todas as coisas, criou o homem espiritual como Ele é, a sua imagem e semelhança, e depositou no homem tudo o que ele deveria ser, colocou no seu corpo físico também tudo o que ele poderia ser, através da lei da genética, reprodução ou multiplicação como diz a bíblia (Gêneses 1.26-28).
     No principio, tudo era perfeito, Deus inspirava o homem (espírito), o homem inspirada a sua alma, a alma inspirava o corpo, e o corpo manifestava a realidade espiritual, o que de fato o homem era, na vida física, humana, natural. Assim o homem viveu com Deus um tempo que não podemos determinar. Após a queda do homem, ele (indivíduo, espírito) se tornou pecador, passou a ser influenciado pelo diabo através do pecado nele, o espírito pecador passou a poluir a mente, e a mente transmitia a informação para o corpo, e o corpo passou a manifestar a realidade corrompida do homem caído.
Todavia, o espírito do ser humano é dado por Deus, o corpo é herdado  de adão através dos seus pais, agora mortal, e a mente de cada um é formada na junção dos dois; hoje o diabo é o deus deste mundo, e o tem dominado pelo pecado, levando a criação a cada dia a corrupção, cada dia mais o homem sem Deus desenvolve seu espírito para o mal, e por isso a mente e o corpo sofre as consequências de uma forma direta, ou indireta.
      Mas graças a Deus por Cristo Jesus que morreu para termos vida (João 3.16; 10.10).
     Hoje, o homem nasce; fisicamente recebe um corpo mortal dos seus pais, mas um espírito perfeito criado por Deus; Porém por o pecado estar no mundo, e a mãe que gera a criança estar no mundo, é claro, aquela criança começa a ser mentalmente influenciada pelo pecado, como o seu corpo, por ser herdado do seu pai, já é, por exemplo: 1º exemplo – Físico: A criança não é soro positivo mesmo a mãe sendo aidética, porém no ventre da mãe, a criança pode se tornar aidética, ou no parto, ou quando amamentada. 2º exemplo – mente/alma: A criança é rejeitada pelos pais, tentam aborta-la, ou a mãe passa por espancamento e etc. A alma da criança em formação, já recebe a influencia do pecado através dessas ações, formando na criança, traumas, principio da rejeição e inferioridade. Todavia, todos temos o principio do livre arbítrio, mesmo assim podemos mudar.
      Infelizmente na sua grande maioria, na humanidade, por falta do conhecimento do que Deus fez para o homem em Cristo, acontece assim: Por um ato de amor, ou inconsequência o casal gera um filho (corpo), Deus coloca um espírito (Zacarias 12.1), no processo da gestação começa a se formar a alma (a mente, o psique, com menos traumas ou não). No entanto, o corpo e a mente humana já nascem influenciados pelo pecado do mundo. Não nasce com o pecado, pois o verdadeiro homem é espírito e vindo de Deus, porém a sua casa, o corpo, e a mente já estão influenciados, ou sendo influenciados pelo mundo terreno, e por na grande maioria dos homens, não conhecer Deus, ou aprenderam sobre Deus de uma forma errada, aquela criança cresce, conhece o pecado que estar no mundo e é separada de Deus, passando a partir de então a ser pecador (Romanos 7.8-11). Assim acontece espiritualmente com cada ser humano, agora na graça com algumas exceções (Romanos 5.15,19; Não fala todos, mas muitos).
      No passado, com Adão e Eva, a poluição começou de dentro para fora, hoje, a poluição é de fora para dentro; mas como a poluição veio de dentro para fora, hoje a cura, a salvação, a perfeição, a limpeza vem de dentro para fora. Adão pecou, o seu espírito foi separado de Deus, a sua mente começou a ser contaminada, e o seu corpo morreu após 930 anos; Hoje, o espírito é criado por Deus perfeito, o corpo é gerado pelo homem natural mortal, e a mente é formada com as informações do mundo infectado pelo pecado.
   O que devemos fazer? Com as crianças, devemos ensina-las as verdades do Reino de Deus para que na hora certa, ao invés delas escolherem o pecado e se tornarem pecadoras, escolham o Reino de Deus, recebam Jesus, e continuem espiritualmente perfeitas, porém não mais como criação de Deus, mas filhas e filhos de Deus (Mateus 18.23;19.14; Lucas 18.16-17; João 1.12). Poderosos em Deus para trazer a vida de Deus em seus espíritos para suas mentes e corpos. Já os adultos que vivem sem Deus, os mesmos já sofreram no corpo e na mente muitos danos, devemos leva-los a nasce de novo, conscientiza-los do que são em Cristo pelo novo nascimento, para que continuamente possam renovar sua mente do seu velho modo de pensar, e dominar, subjugar seu corpo, tornando membros de Justiça.
    Da mesma forma que o homem sem Deus é uma semente corrompida pelo pecado, e vai manifestar aquilo o que é por dentro, o homem com Cristo agora é uma semente perfeita, e cada dia mais consciente irá manifestar o que de fato é por dentro (Mateus 12.33-35).
     No entanto, o ser humano terá que decidir a passar pelo processo da semente, pois o que a semente é está dentro dela, já criado por Deus, porém o corpo dela tem que morre para que ela seja aquilo o que antes Deus criará. Nós somos da mesma forma, em Cristo somos, temos e podemos tudo o que a Palavra diz ao nosso respeito, porém devemos nos conscientizar dessas verdades, e decidir a fazer com a mente e o corpo como a Palavra diz, e ela diz que devemos fazer com o corpo e a mente o que a semente faz com o seu primeiro corpo, para que o segundo se manifeste, ou seja, devemos renovar a nossa mente, jogar fora os pensamentos, vontades e emoções, das informações do velho homem, diariamente, aplicando nela as verdades do novo; subjugando o corpo, dominando-o, não deixando o corpo ser guiado pelas informações do mundo, mas o guiando e levando ele a viver o que de fato somos agora, a viver em justiça, em santidade, irrepreensível (Romanos 12.1,2; Colossences 3.8-10; Efésios 4.22-24; 1 Corintios 9.27;6.20; Romanos 6.11-13). É assim que praticamos em nossa vida o principio da semente, pois somos como ela. E como ela lança fora o velho para ter o novo, nós devemos lançar fora a realidade do velho homem, para podermos manifestar, viver a realidade do novo.
    Como a semente morre, para nascer um novo corpo, ou manifestar o verdadeiro corpo criado por Deus dentro dela, assim devemos fazer (Romanos 8.13), como já falamos. Para deixar claro, morrer na bíblia não significa deixar de existir, mas se separar; Como uma semente se separa de sua casca velha, para manifestar o seu verdadeiro corpo, o que ela é realmente; Assim devemos fazer nós, devemos morrer para as vontades, pensamentos, emoções da mente, e para os desejos da carne, como já morremos com Cristo no espírito; devemos amados, diariamente nos separarmos de tudo, na mente e no corpo, do que nos separa de Deus, pois no espírito já morremos com Cristo e para o mundo (Romanos 6.4-8; Colossences 3.3), estamos separados dele, agora nossa mente e o nosso corpo deve diariamente morrer para o mundo, cada dia mais a nossa alma e corpo deve está mais separados do mundo, e cheios das verdades do céu (Colossences 3.1-2).
    Seja exatamente o que Deus criou você para ser, e agora além de você se uma criação de Deus, em Cristo Jesus você é filho de Deus, não apenas criado, mas gerado pelo próprio Deus, pelo seu espírito, mediante a Palavra viva, Jesus.
  Creia na Palavra e viva tudo o que Deus te deu gratuitamente em Cristo. Somos sementes divinas de Deus, gerados pela semente incorruptível, que é a Palavra de Deus, e por termos sido gerados por uma semente, somos sementes, e possuímos a divina semente em nós (1 Pedro 1.23;1 João 3.9).
     Creia simplesmente na palavra e viva o melhor de Deus

    Apóstolo Roberto Silva de Araújo
    Praia / Cabo – Verde / África
    12 de Junho de 2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário