quarta-feira, 18 de setembro de 2013

O QUE DEUS NOS ENSINA EM LIBRA


Quem na concha de sua mão mediu as águas e tomou a medida dos céus a palmos?  Quem recolheu na terça parte de um efa o pó da Terra e pesou os montes em romana e os outeiros em balança de precisão? (Isaías 40.12)
Isaías fala do tremendo equilíbrio com o qual Deus criou o universo.  Mas em toda perfeição deste equilíbrio, Libra apre­senta escalas que jamais manteriam seu balanço se Jesus não houvesse pago o preço por nossa redenção.  A palavra em hebraico para Libra é Mozanaim, que significa "as balanças pesando".  As balanças de Libra descrevem a eterna justiça de Deus sobre a Igreja.  Existem quatro símbolos em Libra:

1.    Libra: as escalas.
2.    Crux: cruzeiro do sul.
3.    Vítima: um animal abatido.
4.    Coroa Boreal: uma coroa.
Daniel tinha alguns fatos sensatos para dizer a respeito do lado do homem na balança de Libra:
Pesado foste na balança e achado emfalta (Daniel 5.27). O lado da balança descrito aqui é representado por uma estrela chamada de Zuben al Genubi, que significa: "o preço é insuficiente".  Se eu e você tivéssemos que entrar no céu por nossa própria justiça, ela não seria suficiente.  A natureza pecaminosa do homem é inaceitável para um Deus tão puro.
Contudo, se você aceitou a Jesus Cristo no calvário, então você recebeu a justiça como uma dádiva.  O que acontecerá agora se você for "pesado na balança?" Você se encontrará desejoso?  Não!  Agora, com a justiça perfeita de Jesus sobre você, você será encontrado "em toda a plenitude" (CI 2.9).
A justiça de Deus a seu favor está retratada numa estrela chamada Zuben al Shemali, que significa "o preço que cobre".  Você poderia dizer que Jesus "saltou à balança co­nosco" e pagou nossa divida com Deus.  Que maravilhosa história de misericórdia em relação a nós!  As duas estrelas, ,to preço é deficiente" e "o preço que cobre" representam a velha história de pecadores que receberam a graça redentora de Deus.
No entanto, se Jesus não houvesse rnorrido na cruz e assumido nossos pecados, nós não poderíamos ser pesados na balança e equilibrá-la.  Este aspecto do plano de Deus para a Igreja está demonstrado no próximo símbolo,o Cruzeiro do Sul (Crux).
A cruz em Libra é uma seqüência de estrelas com uma história fascinante.  Ela tem mudado de posição em direção ao sul, desde a época de Jesus.  De fato, ela foi vista pela última vez no horizonte de Jerusalém, na época em que Jesus foi crucificado!  Hoje, somente algumas partes da América do Sul e da África têm uma visão ocasional da cruz, que aparece na hora mais escura da noite, antes do amanhecer.
Para mim, o Cruzeiro do Sul apresenta uma simbologia interessante.  Quando Cristo morreu na cruz o sol escureceu, e não havia luz no céu.  Agora, aqueles que afirmam haver visto a Cruz declaram que as estrelas realmente modificam sua aparência, 'a medida que o dia clareia.  A cruz parece se "dobrar" em direção à Terra.  Deus continua a guiar as pessoas ao poder salvador de Jesus por meio desta cruz nos céus!
A figura da cruz é composta de quatro estrelas muito brilhantes.  O símbolo inteiro é chamado de Adom, que sig­nifica "cortar fora".  Daniel profetizou sobre seu significado:
Depois de sessenta e duas semanas, será morto o Ungido e já não estará... (Daniel 9.26a)
Jesus rompeu socialmente com seu povo.  Isaías 53.3 nos lembra que ele seria desprezado e rejeitado dos homens; homem de dores e que sabe o que é padecer( ... ) (Isalas 53.3) O v. 8 continua a idéia:
Por juizo opressor foi arrebatado, e de sua linhagem, quem dela cogitou?  Porquanto foi cortado da terra dos viventes; por causa da transgressão do meu povo, foi ele ferido.
       Jesus foi realmente desprezado por seu povo, pois eles se musararn a reconhecê-lo como o "desejado de todas as nações", seu Messias.  Em lugar disso o tornaram sua Vítima - nome da próxima figura da constelação de Libra.  Isso representa Jesus, o Cordeiro de Deus que tirou o pecado do mundo.  Sem o derramamento do seu sangue não seria possível a remissão de nossos pecados (Hebreus 9.22). Considere Gálatas 3.13, que diz que qualquer homem que "for pendurado em madeiro" é amaldiçoado.  Jesus se tornou o cordeiro assassinado sobre o qual pesava a mal­dição de todos os nossos pecados.
       A figura da "vítima" o apresenta de uma maneira estranha.  Quando @a vi pela primeira vez achei que fosse um coiote, com exceção das orelhas, que eram muito pontudas.  Olhando­a mais de perto percebi que era na realidade um cordeiro.  Os antigos o chamam de Sura, que significa "carneiro" ou "cordeiro".  Isaías falou de Jesus como um cordeiro submisso: ... e, como ovelha muda perante os seus tosquiadores, ele não abriu a boca (Isaías 53.7b).
Na figura, a "vítima" parece calada e submissa.  Note tam­bém que ela dá a impressão de haver sido assassinada pela espada do Centauro.  Ele foi assassinado por ele mesmo?  João 10. 17,18 explica como:
Por isso, o Pai me ama, porque eu dou a minha vida para a reassumir.  Ninguém a tira de mim; pelo contrário, eu espontaneamente a dou.  Tenho autoridade para entregar e também para reavê-la.  Este mandato recebi do meu Pai.
Jesus, por se haver oferecido como sacrifício pelos pe­cados do mundo foi na verdade assassinado por sua própria vontade.  Ele mesmo disse: Ninguém pode tirar a minha vida.  Deus foi tão misericordioso, e previu tão claramente a natureza degradada do homem, que arquitetou este plano.  Ele colocou a vítima, sua cruz, e a espada da libertação como sinais nos céus.  Ele nos deu sinais do Cordeiro que seria assassinado antes da fundação do mundo.
Através das Escrituras, começando em Gênesis com Caim e Abel, é mostrada a morte de um cordeiro para sacrifício.  Abel foi o primeiro a oferecer um cordeiro morto como sacrifício ao Senhor:
Abel, por sua vez, trouxe das primícias do seu rebanho e da gordura deste.  Agradou-se o Senhor de Abel e de sua oferta... (Gênesis 4.4)
Deus amou e respeitou o sacrifício de Abel, pois era um sacrifício de sangue, necessário para a remissão de pecados.  Você recorda as palavras de João Batista quando viu Jesus?  Ele o revelou como a "vítima":
No dia seguinte viu João a Jesus, que vinha para ele, e disse: Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo! (João 1.29)
Por ser o sacrifício perfeito perante Deus, ele agora se senta ao lado direito do Pai, nos céus, e usa uma coroa de grande honra.  Este é nosso último símbolo no signo de Li­bra, que completa o perfeito equilíbrio das balanças.  Seu nome é Coroa Boreal, que significa "coroa".
Nesta figura, note que você vê uma serpente que representa Satanás se direcionando à coroa.  Ela nem sempre foi uma serpente ruim.  Em certa época era um "querubim ungido" que cobria o trono de Deus.  Ezequiel 28.14-17 descreve o que ocorreu:
Tu eras querubirn da guarda ungido, e te estabeleci; permanecias no monte santo de Deus, no brilho das pedras andavas.  Perfeito eras nos teus caminhos, desde o dia em que foste criado até que se achou iniqüidade em ti.
Na multiplicação do teu comércio, se encheu o teu inte­rior de violência, e pecaste; pelo que te lançarei, profanado, fora do monte de Deus e te farei perecer, 6 querubim da guarda, em meio ao brilho das pedras.  Elevou-se o teu cora­ção por causa da tua formosura, corrompeste a tua sabedoria por causa do teu resplendor; lancei-te por terra, diante dos reis te pus, para que te contemplem.
Você pode ver que apesar de Satanás haver sido expulso do céu ele ainda é cego pelo orgulho.  Este é o motivo pelo qual quer tirar a coroa de Jesus.  Ele sabe que parte de sua punição é jamais receber uma coroa, enquanto Jesus Cristo receberá inúmeras:
Os seus olhos são chama de fogo, na sua cabeça há muitos diademas; tem um nome escrito que ninguém conhece, senão ele mesmo (Apocalipse 19.12).
Hebreus 2.7,8 nos diz que Jesus tem uma coroa especial de Deus.  Esta é urna tremenda descrição dele como Rei dos reis:
... Fizeste-o, por um pouco, menor que os anjos, de glória e de honra o coroaste e o constituíste sobre as obras das tuas mãos.  Todas as coisas sujeitaste debaixo dos seus pés ... (Hebreus 2.7,8)
No entanto as Escrituras têm algo mais entusiasmador para se dizer a respeito da coroa de Jesus ... e é isso que ele compartilhará conosco, seu corpo de fiéis:
Ora, logo que o Supremo Pastor se manifestar, recebereis a imarcescível coroa da glória (1 Pedro 5.4).
... quem da cova redime a tua vida e te coroa de graça e misericórdia (... ) (Salmos 103.4)
Em Apocalipse 3.1 1 Jesus apelou aos cristãos para que se  apegassem a sua fé até seu retomo.  Este é o encorajamento que ele verdadeiramente nunca deixará de nos dar:
Venho sem demora.  Conserva o que tens, para que nin­guém tome a tua coroa (Apocalipse 3.1 1).
Libra é uma constelação maravilhosa.  Talvez tenhamos nos encontrado "desejosos" nas balanças da justiça, antes de conhecermos Jesus como Salvador Contudo ele se tornou nosso "preço que cobre", a "vítima", cuja cruz é o símbolo da nossa salvação.  Regozije-se na coroa de justiça que ele tem para você; depois disso o preço já não é insuficiente, e sim mais do que suficiente!
                                                   MARILYN HICKEY

Nenhum comentário:

Postar um comentário