terça-feira, 7 de janeiro de 2014

SÉRIE: A NOSSA CONFISSÃO DE FÉ - 5/12



 O Batismo nas Águas

O que é o batismo nas águas? Para que serve?

O batismo nas águas é um ato que demonstra que a pessoa a qual esta o realizando tem consciência do que aconteceu no seu interior, no espírito; é exteriorizar o que aconteceu com o seu velho homem no momento que ele aceitou Jesus, que o seu velho homem morreu com Cristo e que agora ressuscitou com Cristo um novo homem com a natureza de Deus; é um ato de demonstra a identificação com Jesus em Sua morte, sepultamento e ressurreição; é um ato de obediência a ordem direta de Jesus Cristo para a Igreja, porque Ele disse: Portanto, ide, ensinai (fazeis discípulos) todas as nações, batizando-as (os) em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo (Mt 28.19). Serve para demonstrar diante da sua família que Jesus é o Senhor e Salvador de sua vida; para a demonstração de sua fé em Jesus Cristo; para que as pessoas vejam, o seu ato de confessar a Cristo, onde elas são suas testemunhas, porque a pessoa que praticou o ato do batismo nas águas demonstrou aos demais que morreu para o mundo, e para as obras do diabo, e que nasceu para Deus e para viver aqui na terra as obras do Seu Reino; para que as pessoas que formam a igreja local tenham consciência da sua decisão por Cristo, e que você tem consciência que faz parte do Corpo de Cristo como os demais (que são nascidos de Novo, e o assiste realizar tal ato), assim você confirmar para os irmãos da igreja local que tem consciência do que aconteceu com você, e que agora demonstra nos natural o que já ocorreu no espiritual; para identificá-lo como um verdadeiro cristão que obedece a ordem do seu Senhor, Salvador e além de tudo, hoje, seu Pai, através de Jesus Cristo.
E para esse batismo ocorrer, o pré-requisito é crer em Jesus de todo coração (Mc 16.16; Rm 10.8-10; At 8.37).
Observamos muitos exemplos na Bíblia de pessoas que pregavam sobre o Batismo nas águas, e pessoas que se batizaram.
Jesus foi batizado, pregou sobre batismo nas águas e batizava (Mt 3.13-17; Jo 3.22,26; 4.1,2). João Batista pregava sobre o batismo nas águas e batizava (Mc 1.4,5,8,9; Jo 3.23). Os discípulos e Apóstolos foram batizados, proclamaram o princípio do batismo nas águas e batizava ( Mt 28.19,20; Jo 4.1,2; At 2.38; 8.12; 8.37,38; 9.18; 22.16; 10.47,48; 16.15; 16.33; 18.8; 19.5).
Todas as pessoas que crêem em Jesus e desejam verdadeiramente ser seus discípulos devem se batizar nas águas (Mt 28.19,20).

A diferença do Batismo nas Águas entre a velha e nova Aliança.

Falamos acima sobre o batismo nas águas, mas aqui irei falar para você sobre a diferença do batismo nas águas entre a velha aliança e a Nova Aliança. Este assunto foi acrescentado para que você amado leitor possa ter uma maior revelação da Realidade do Batismo nas águas.
Quando falo de velha aliança estou falando do período da historia onde os homens serviam a Deus na realidade carnal (natural). As suas obras de sacrifícios a Deus eram símbolos, figuras do que estaria para acontecer, e esta velha aliança só foi encerada, quando a nova aliança foi estabelecida, e a nova só foi estabelecida por Cristo na terra quando Ele ressuscitou; a partir da ressurreição de Jesus Cristo os homens que crêem em Deus podem se reconciliarem com Ele mediante Cristo através da nova aliança; tendo o direito de voltar à posição original a qual foi criado, pelo novo nascimento, podendo servir a Deus em espírito e em verdade.
Os homens que estavam na velha aliança serviam a Deus através da lei, viviam a figura, sombra e símbolos da realidade da nova aliança que foi estabelecida por Jesus, eles não eram nascidos de novo, nem podiam nascer de novo, porque Jesus ainda não tinha pagado a divida dos homens. Serviam a Deus com toda a sua força, porém o seu verdadeiro homem, o espírito, estava separado de Deus, pela morte espiritual, porque quando conheciam o pecado, pecavam e morriam, passando a ter a natureza do pecado, há ser um pecador; na velha aliança os sacrifícios, obras não podiam eliminar esta natureza. Vejamos: (Rm 7.7-11; Hb 10.1-18; Rm 3.20; Gl 2.16)
Você pode até se perguntar. O que é que tem haver isto com o batismo nas águas? Amado, para compreender a diferença do batismo nas águas entre a velha e a nova aliança você deve entender o que esta acima, por que o batismo nas águas na velha aliança demonstrava o que ainda iria acontecer com o homem espiritual em Cristo, porém o batismo nas águas da nova aliança demonstra o que já aconteceu.
O batismo efetuado por João era para o arrependimento, ou seja, ele mergulhava, imergia as pessoas nas águas como figura de purificação dos pecados, demonstrando que aquelas pessoas estavam arrependidas de viverem sem Deus, e que agora estavam decididas a viverem para Deus e para o seu Reino, o qual seria estabelecido por Jesus Cristo.
O batismo nas águas foi pregado na velha aliança através de João Batista, Jesus e seus discípulos, todavia o batismo nesta realidade como já falei era para demonstrar arrependimento.
Quando nós lemos os evangelhos sempre ouvimos João Batista, Jesus e os discípulos dizerem “arrependei-vos porque é chegado o reino de Deus”.
Observe os seguintes versículos: (Mt 3.1,2; Mc 1.4, 5; Lc 3.3; Mt 4.17; Mc 6.12.
 Aquelas pessoas que se arrependiam do velho modo de viver e criam no reino de Deus que estava para ser estabelecido; se batizavam como símbolo de conversão, decisão pelo reino de Deus, purificação dos pecados; e creio também que era figura, símbolo e sombra do que iria acontecer por dentro daquelas pessoas quer criam no reino de Deus, cada uma delas iria nascer de novo, ter nova vida através da ressurreição de Jesus, que aqueles que criam iriam ser purificados do pecado. Para as pessoas da velha aliança era apenas figura e símbolos, eles eram batizados nas águas demonstrando arrependimento e purificação de pecados.

Mas de fato o batismo nas águas da velha aliança não era um símbolo de eliminação do pecado no homem, no espírito e nem demonstrava uma purificação plena dos pecados no homem interior, era apenas uma figura do verdadeiro, e símbolo de sua conversão, porém nem uma das pessoas que se batizavam nas águas era nascida de novo, nem naquela realidade simbolizavam que tinha nascido no espírito, porque a realidade do novo nascimento só foi realizada de fato no homem depois da ressurreição de Jesus, onde o reino de Deus foi implantado na terra; através dos homens e nos homens que receberam Jesus como Senhor e Salvador.
Todas as pessoas que ouviam João, Jesus e seus discípulos e criam no reino de Deus podiam ser batizados nas águas, demonstrando que estavam arrependidos de viver em pecados e que iriam de agora em diante viver para reino de Deus, porém falo mais uma fez, não era uma demonstração que eles tinham nascidos de novo. Era apenas figura, símbolo, sombra do novo nascimento que iria acontecer com todos que crêem em Cristo Jesus após o estabelecimento da nova aliança.
O batismo nas águas da realidade da nova aliança por outro lado é uma figura, simbologia do que já aconteceu com o Cristão. Quando o crente é batizado nas águas, hoje, ele estar dizendo que crê que morreu e ressuscitou com Cristo e que é uma nova criatura, é uma confissão pública do que já aconteceu no interior no espírito.  Na nova aliança só devem ser batizados aqueles que já nasceram de novo. O batismo nas águas na realidade da nova aliança demonstra para as pessoas que você de fato tem consciência que nasceu de novo, pessoas que não tem consciência do novo nascimento, da nova aliança, não devem ser batizadas. 
Resumindo, na velha aliança, que foi o período anterior a ressurreição de Jesus, o batismo realizado neste período era apenas figura, símbolo, sombra do que iria acontecer por dentro, no coração do homem, no espírito, daqueles que crerem em Jesus e no reino que seria estabelecido, porém interiormente não mudava nada, não nascia de novo, nem era porque era nascido de novo, nem o novo nascimento era fato para aquelas pessoas, era apenas simbolismos de purificação, que estavam arrependidos e iriam viver para Deus, mas continuavam sendo pecadores, todavia acreditavam que iriam ser transformados pelo reino de Deus e purificados do pecado através da vida do Messias que iria dar a vida por eles.
Na nova aliança que é o período iniciado na ressurreição de Jesus, o batismo nas águas efetuado após a ressurreição passou a ter um significado diferente da realidade da velha aliança, além de demonstrar arrependimento, e decisão pelo reino de Deus, demonstra também que (a pessoa que realiza o batismo nas águas na nova aliança) é uma nova criatura, que nasceu de novo, esta purificada do pecado, é justa, foi redimida pelo sangue de Jesus, que morreu e ressuscitou com Ele e vive em novidade de vida. Que tem consciência que a vida de Cristo é real, fato no seu espírito (Romanos 3.3-6; Colossenses 2.12)

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário